O ministro da Economia, Paulo Guedes, é alvo de mais um pedido de impeachment, que foi protocolado na Câmara dos Deputados nesta quinta-feira (9).

A entrega da representação foi precedida por um ato político no Hall da Taquigrafia, que teve a presença de representantes de diversos partidos, entre eles o líder da Bancada comunista na Casa, deputado Renildo Calheiros (PCdoB-PE).

O documento, encaminhado ao presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), pela Coalizão Direitos Valem Mais – articulação que reúne mais de 200 entidades de defesa dos direitos humanos – acusa Paulo Guedes de cometer crime de responsabilidade durante a gestão da pandemia da Covid-19.

Para o líder do PCdoB na Câmara, a denúncia apresentada pelo grupo de entidades consolida uma crítica contundente e importante ao ministro, que personifica a política do presidente Jair Bolsonaro. "Uma política criminosa contra os trabalhadores, contra o povo, que ataca frontalmente a soberania nacional e os interesses do povo brasileiro", disse.

O parlamentar lembrou que o ministro está mais comprometido com os interesses do mercado, sempre defendendo privatizações.

"Paulo Guedes está no ministério com uma missão, que é privatizar as empresas estatais e destruir os serviços públicos no Brasil. É um elemento nocivo aos interesses do país e àquilo que mais interessa à nossa sociedade", denunciou.

Impeachment

O aumento da pobreza no Brasil e a incapacidade do governo de dar uma resposta à altura da gravidade do cenário estão entre os principais motivos para o pedido de impeachment do ministro. Além disso, as entidades denunciam a falta de previsão de recursos no orçamento deste ano e do próximo para o combate à pandemia, o que levou ao aumento dos contágios e consequentemente das mortes pela doença.

“Na economia, a propagação intencional da Covid-19 se deu a partir de óbices às condições que permitiriam a execução das medidas de contenção da doença, como os atrasos, resistência e suspensão do auxílio emergencial e no Programa de Manutenção do Emprego e da Renda, e a não previsão de recursos para medidas de combate à Covid-19. O resultado foi o aumento da contaminação, das mortes, o fomento à pobreza e o aprofundamento de desigualdades sociais, raciais, de gênero e regionais”, diz o documento.

A denúncia aponta ainda que Paulo Guedes “transformou a política econômica em instrumento de disseminação da Covid-19, tal como demandado pelas práticas criminosas do presidente Jair Bolsonaro”.

Em outubro, a Coalizão Direitos Valem Mais e a Plataforma Dhesca apresentaram o pedido de Impeachment do ministro no Supremo Tribunal Federal (STF), que foi protocolado como documento-subsídio na CPI da Pandemia.