Brasília, quarta-feira, 20 de outubro de 2021 - 10:30
CULTURA
Comissão aprova destinação de 20% das doações de contribuintes para a Cultura para preservação do patrimônio
Por: Agência Câmara
Destinação de recursos prevista na Lei Rouanet também pode contemplar o Fundo Nacional de Cultura.
A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados aprovou proposta que direciona 20% dos recursos destinados por contribuintes à Cultura por meio da Lei Rouanet, a título de doação ou patrocínio, para projetos de preservação do patrimônio ou ao Fundo Nacional de Cultura (FNC).
Foi aprovado o substitutivo da deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) ao Projeto de Lei 10835/18, do deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP). O substitutivo incorpora os textos apensados.
A proposta também permite que o FNC financie até 100% do custo total dos projetos relacionados à proteção do patrimônio histórico brasileiro. Hoje, a Lei Rouanet limita o financiamento a 80%.
Em relação ao projeto original, Portugal excluiu os dispositivos que substituíam, na lei, o termo “preservação” do patrimônio por “proteção”. O deputado Carlos Sampaio afirmou que este último é o preferido pela Constituição, mas a deputada rebateu. “Há ambos os registros semânticos presentes, de modo que não se caracteriza nenhuma necessidade de alteração”, disse.
O substitutivo aprovado determina ainda que a União, os estados, os municípios e o Distrito Federal deverão estabelecer regime de cooperação para a preservação do patrimônio artístico, cultural e histórico, devendo o governo federal oferecer apoio técnico aos demais entes para essa finalidade.
Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado agora pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).
Últimas notícias
Carla Zambelli pode ter mandato cassado por quebra de decoro parlamentar
26/10 - 14:49 | POLÍTICA
Renildo Calheiros defende que vitória de Lula vai pacificar o país
25/10 - 14:6 | POLÍTICA
Bolsonaro quer acabar com desconto do Imposto de Renda na saúde e educação
25/10 - 10:25 | ECONOMIA
Bolsonaro mente sobre salário mínimo acima da inflação em 2023
24/10 - 15:44 | POLÍTICA
Deputado apresenta projeto que obriga gratuidade de transporte público nas eleições
Notícias relacionadas
Carla Zambelli pode ter mandato cassado por quebra de decoro parlamentar
24/10 - 15:27 | POLÍTICA
Endividamento bate recorde entre a população mais pobre do país
21/10 - 11:37 | POLÍTICA
Bancada repudia ataque de Guedes ao salário mínimo
20/10 - 17:49 | POLÍTICA
Deputadas defendem recursos para piso da enfermagem
13/10 - 11:9 | SAÚDE
PCdoB vota a favor de PLP que garante recursos para a saúde

