A perda do vice-presidente e membro do núcleo dirigente do PCdoB, Sérgio Rubens de Araújo Torres neste domingo (5), vítima de uma parada cardíaca, deixou consternadas a direção e a militância comunistas.

Lideranças do partido se manifestaram pelas redes sociais diante da perda do dirigente, oriundo do PPL, “expoente e liderança de primeira grandeza de uma corrente política patriótica, revolucionária e marxista”, como assinalou a presidenta nacional e vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos.

“Lamento com profundo pesar a triste notícia do falecimento de Sérgio Rubens, vice-presidente nacional do PCdoB. A memória dos lutadores socialistas guardará sua trajetória profissional, que deixa um importante legado. Nesse momento de dor e consternação, manifesto minha solidariedade aos familiares, amigos e admiradores desta notável figura humana nos inspirou em vida”, declarou o deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA).

A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) também lamentou a morte do camarada. “Com muita tristeza recebi a notícia do falecimento de Sérgio Rubens de Araujo, vice-presidente do PCdoB. Um revolucionário e amante das artes, defendia a cultura como ferramenta da liberdade e transformação social para o país. Seguiremos honrando o seu legado. Rubens, presente!”, afirmou.

A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) destacou: “O Brasil perdeu Sérgio Rubens de Araújo Torres, vice-presidente do PCdoB, neste 5 de dezembro de 2021. Grande revolucionário, ele dedicou a vida à luta pela pátria e pelo povo na liderança do MR-8, PPL e do Partido Comunista. Sérgio Rubens, honraremos seu exemplo e legado!”.

Orlando Silva, deputado do PCdoB-SP, salientou: “Devastado com a perda do camarada Sérgio Rubens! Conheci pessoalmente faz pouco, mas tivemos profunda identidade. Dirigente revolucionário forjado na resistência democrática contra a ditadura militar, cumpriu tarefas estratégicas no MR-8, PPL e PCdoB. Sérgio Rubens presente!”.

Já a deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC) prestou sua homenagem a Sérgio Rubens durante sessão no Parlasul. "Quando perdemos um dirigente, revolucionário, da estatura elevada de Sérgio Rubens, perdemos todos nós, os democratas, que nunca desistem de lutar por uma pátria melhor, uma Pátria Livre da fome, uma Pátria Livre da miséria. Sérgio foi um lutador, um defensor das causas do povo. Um grande brasileiro, com uma trajetória de décadas de militância e liderança, que vem desde o MR-8, passando pela criação do Partido Pátria Livre (PPL), do qual foi presidente e que, em 2019, nos deu a honra de nós entrelaçarmos, nós e eles, irmanados em torno do PCdoB. Por isso, não poderia deixar de registrar hoje essa sentida perda, de um grande brasileiro. Sérgio Rubens, presente hoje e sempre!"

Márcio Jerry, deputado licenciado e secretário de Cidades e Desenvolvimento Urbano do Maranhão, declarou: “O Brasil perdeu hoje um grande patriota, um exemplar revolucionário. Viva Sérgio Rubens, para sempre em nossa história”.