Principal atração da série de comemorações pelo centenário do PCdoB, o Festival Vermelho já está com sua programação completa, recheada de grandes atrações artísticas, culturais e políticas. O evento — que acontece nos dias 25 e 26 de março, no Caminho Niemeyer, em Niterói (RJ), onde o partido nasceu em 1922 — é uma iniciativa única das esquerdas no país. Totalmente gratuito, o Festival terá mais de 30 horas de programação e começa às 15h da sexta-feira (25). A realização é do PCdoB e Fundação Maurício Grabois.

Com o tema “Floresce a Esperança”, o Festival Vermelho reúne diversas lideranças da política, do campo popular e progressista. Entre eles estão o ex-presidente Lula, o ex-ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, a presidenta do PCdoB e vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, a ex-deputada e vice-presidenta do partido, Manuela D’ávila, a escritora e vereadora do Recife, Cida Pedrosa e o prefeito de Niterói Axel Grael.

Entre os temas dos debates estão a conjuntura nacional e a frente ampla em 2022, o desafio do combate às fake news e a comunicação no país, o cenário internacional, o meio ambiente e as políticas culturais.

Já entre influenciadores, jornalistas e intelectuais, o Festival Vermelho terá a presença de figuras como o ex-chanceler Celso Amorim; o jornalista Leandro Demori, do The Intercept Brasil; a pró-reitora de Extensão da UFRJ Ivana Bentes; o professor da UFABC, Sérgio Amadeu, e o ativista Talles Lopes, da Mídia Ninja. Haverá lançamentos de livros, exposição multimídia, mostra de cinema, cortejos e intervenções culturais ao longo da programação.

Shows gratuitos

O Festival Vermelho reunirá caravanas de todo o país, além do público de Niterói e do Rio de Janeiro, e terá grandes shows gratuitos no Palco Praça do Povo. Na sexta-feira (25), a noite terá como destaque a MPB de Zélia Duncan, a mistura rock e latina do Francisco El Hombre, o rap e balanço de BNegão e a alegria de Mart’nália. No sábado (26) o samba toma conta com as majestades de Leci Brandão, Moacyr Luz e o Samba do Trabalhador, Moyseis Marques, Candongueiro e Mulheres na Roda de Samba de Niterói. A música também não para no Palco Mel Gomes, na Arena Brasil. Entre as atrações estão Sinfônica Ambulante, Afoxé Filhos de Gandhi, Trio de Forró Rapacuia, Jongo da Serrinha, Roda de Rimas e de Choro.

(Veja abaixo a programação completa)

Inspiração internacional

Inspirado em outras grandes festas da esquerda internacional, como a Festa do Avante (Portugal), a Fête de L’Humanité (França) e a Fiesta de Los Abrazos (Chile), o Festival Vermelho é uma grande celebração das ideias progressistas, festejando a resistência e a alegria daquelas e daqueles que lutam por um mundo mais justo, igualitário, com diversidade e sustentabilidade.

Reunindo diversas gerações da militância e também o público em geral, o festival é um convite a pensar novos futuros para o Brasil e o planeta, em um momento de grandes desafios e contradições do sistema político, econômico e social vigente. Um encontro de muitas cores e muitos sonhos, para fazer florescer as nossas muitas esperanças.

Arena Brasil

Uma rede presencial de ideias, produtos, colaborações, trocas de experiências e convívio durante a programação do Festival Vermelho. Essa será a Arena Brasil, montada no foyer inferior do Teatro Popular Oscar Niemeyer, junto ao Palco Mel Gomes. Lá estarão montados estandes de livros com temas da esquerda e da cultura nacional, produtos personalizados de lojas voltadas à promoção do socialismo, além do espaço de trabalho da cobertura colaborativa do evento, reunindo jornalistas, fotógrafos e midialivristas.

Feira de Gastronomia

Para representar a pluralidade das expressões culturais de cada região do Brasil, o Festival Vermelho terá uma feira gastronômica diversa, com os diferentes pratos dos estados brasileiros em preços acessíveis. A feira de gastronomia do evento será um local para confraternização, trocas de sabores e afetos, conversas e reflexões em meio às atividades do evento.

Espaço Criança

O Festival Vermelho tem atração para todas as idades! Durante os dois dias da programação, os pequenos e as pequenas terão programação própria no Espaço Criança. As atividades incluem contação de histórias, teatro, circo e recreação, brincantes e brincadeiras ocupando a área verde do Caminho Niemeyer.

Economia Solidária

O espaço da Economia Solidária do Festival Vermelho é construído junto a movimentos sociais, cooperativas, associações, grupos populares que comercializam seus produtos para o fortalecimento de suas lutas e comunidades. Dessa forma, o público poderá consumir uma diversidade de itens e produtos que contribuem com diferentes causas populares, fortalecendo a rede da economia criativa, popular e a sustentabilidade.

Programação

25 de março (sexta-feira)

15H – ABERTURA DOS PORTÕES

17H – ABERTURA DA INSTALAÇÃO MULTIMÍDIA CAMINHOS DO CENTENÁRIO

Exposição audiovisual da história do PCdoB

Curadoria e concepção: Adalberto Monteiro / Guido Bianchi / Partilha Filmes / Projetemos

Cúpula do Caminho Niemeyer

17H ÀS 20h – ESPAÇO CRIANÇA

Atividades lúdicas e recreativas para crianças de 2 a 10 anos, com performances circenses e atividades interativas. Capoeira Infantil com Mestre Zezeu, Circo Teatro Saltimbanco, recreadores e artistas circenses

Tenda das Crianças

17H ÀS 21H – ARENA BRASIL

Afoxé Filhos de Gandhi (RJ), Coral Guarani da Aldeia Mata Verde Bonita de Maricá, Cecília Beraba canta Jorge Mautner, Trio de forró Rapacuia, Sinfônica Ambulante

DJ: ​​Jef Rodriguez e convidadas(os)

Palco Mel Gomes – Foyer inferior

17H30 – LANÇAMENTO DE LIVRO

Golpe Derrotado

Rodrigo Neves (sociólogo e ex-prefeito de Niterói), Axel Grael (Prefeito de Niterói), Luciana Santos (Presidente Nacional do PCdoB) e Carlos Lupi (Presidente Nacional do PDT)

Apresentação: Leonardo Giordano (Secretário das Culturas de Niterói)

Arena Manifesto – Auditório Caminho Niemeyer

18H – DEBATE

Florescer a Esperança: desafios da comunicação em tempos de ódio e desinformação

Sérgio Amadeu (professor da Universidade Federal do ABC-UFABC), Orlando Silva (deputado federal PCdoB-SP), Manuela D’Ávila (ex-deputada federal PCdoB-RS), Leandro Demori (The Intercept) e Suzy dos Santos (diretora da Escola de comunicação da UFRJ)

Mediação: Renata Mielli (Secretária Nacional de Comunicação do PCdoB)

Teatro Popular Oscar Niemeyer

18H30 – EXIBIÇÃO DE FILME

Têmpera de aço – a trajetória de Haroldo Lima (80 min)

Diretor: Anselmo Garrido

Apresentação: Caio Botelho (Secretário de Formação e Propagando do PCdoB BA)

Arena Manifesto – Auditório Caminho Niemeyer

19H – LANÇAMENTO DE LIVRO

Cem anos dos comunistas no movimento sindical

Guiomar Prates (jornalista) e Nivaldo Santana (Secretário Nacional Sindical do PCdoB)

Apresentação:  João Batista Lemos (presidente do PCdoB/ RJ)

Espaço Literário – Foyer Superior

19H30 – LANÇAMENTO DE LIVRO

China: O socialismo do Século XXI

Elias Jabbour (Professor de Ciências Econômicas e Relações Internacionais da UERJ, membro do Comitê Central do PCdoB)

Apresentação: Fábio Palácio (jornalista, doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo-ECA USP)

Espaço Literário – Foyer Superior

20H – LANÇAMENTO DE LIVRO

Revista Princípios “Modernismo e revolução nos anos 1920”

Fábio Palácio (jornalista, doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo-ECA USP)

Apresentação: Adalberto Monteiro (Secretário Nacional de Formação do PCdoB)

Espaço Literário – Foyer Superior

20H30 – LANÇAMENTO DE LIVRO

Democratizar a comunicação: teoria política, sociedade civil e políticas públicas.

Theófilo Rodrigues (cientista político, pesquisador da UERJ) e Larissa Ormay (doutora em Ciência da Informação pelo IBICT)

Apresentação: Renata Mielli (Secretária Nacional de Comunicação do PCdoB)

Teatro Popular Oscar Niemeyer

21H – SHOWS

Zélia Duncan, BNegão, Francisco El Hombre e Mart’nália

DJ: Saddam

VJ: Chico Abreu

Palco Praça do Povo

26 de março (sábado)

10H – ESPAÇO CRIANÇA

Atividades: Atividades lúdicas e recreativas para crianças a partir de 2 anos, com performances circenses e atividades interativas. Circo Teatro Saltimbanco e Grupo Gato Mia

Tenda das Crianças

10H – ARENA BRASIL

Capoeira e Choro na Rua

DJs: Will, Gaboard, Mari Torquato e Xamec

Palco Mel Gomes – Foyer inferior

10H – PAINEL INTERNACIONAL

Um século de luta por um mundo solidário e socialista

Celso Amorim (ex-ministro das Relações Exteriores do Brasil), José Luís Centella (Partido Comunista da Espanha-PCEspanha), José Angel Maury (Partido Comunista de Cuba-PCCuba), Karol Cariola (Partido Comunista do Chile-PCChile), Citlalli Hernández (Morena México), Pedro Guerreiro (responsável pela Seção Internacional do Partido Comunista Português-PCP), Ye HongChao e Chen Xiaoling (Representante do consulado da China no Rio de Janeiro), Rony Corbo (PCUruguai, Frente Amplio, Coordenador Regional Sul do Foro de São Paulo), Adolfo Mendoza (senador, Presidente do Parlamento Andino e do Movimento ao Socialismo-MAS da Bolívia)

Mediação: Ana Maria Prestes (Secretária de Relações Internacionais do Partido Comunista do Brasil-PCdoB)

Teatro Popular Oscar Niemeyer

11H – RODA DE CONVERSA

Brasil em Transe: Guerras híbridas e políticas culturais no Século XXI

Alice Portugal (Deputada Federal), Cida Pedrosa(poeta, advogada e vereadora de Recife pelo PCdoB) Javier Alfaya (Secretário Nacional de Cultura do PCdoB), Fabricio Noronha (Secretário de Cultura do Espírito Santo),  Célio Turino (historiador e escritor), Ivana Bentes (Pró-reitora de extensão da UFRJ , Talles Lopes (Mídia Ninja),  Leonardo Giordano (Secretário das Culturas) e Francisco Pellé (Festluso/PI).

Mediação: Jandira Feghali (Deputada Federal) e  Alexandre Santini (gestor cultural)

Arena Manifesto – Auditório Caminho Niemeyer

12H – LANÇAMENTO DE LIVRO

Haroldo Lima Biografia: coragem e dedicação à luta do povo

Aldo Arantes (ex-deputado federal e membro do CC)

Apresentação: Davidson Magalhães

Espaço Literário – foyer superior

12H30 – LANÇAMENTO DE LIVRO

O livro do disco: Nara – 1964

Hugo Sukman (jornalista, escritor, crítico de música carioca e curador)

Apresentação: Jandira Feghali (Deputada Federal)

Espaço Literário – foyer superior

12H30 – LANÇAMENTO DE LIVRO

Rio Vermelho

Osvaldo Bertolino (jornalista e historiador)

Apresentador: Adalberto Monteiro (Secretário Nacional de Formação do PCdoB)

Foyer Arena Manifesto – Auditório Caminho Niemeyer

13H – LANÇAMENTO DE LIVRO

Solo para Vialejo

Cida Pedrosa (poeta, advogada e vereadora de Recife pelo PCdoB)

Apresentação: Walkiria Nictheroy (vereadora de Niterói pelo PCdoB)

Espaço Literário – foyer superior

13H – ENCONTRO DA JUVENTUDE

PCdoB: 100 anos de luta com coragem e esperança para construir o futuro

Luciana Santos (presidenta nacional do PCdoB) e Gustavo Petta (Secretário Nacional de Juventude do PCdoB)

Coordenação: Thiago Morbach (presidente da UJS) e Júnior Almeida (coordenador da JPL)

Tenda da Juventude

13H – LANÇAMENTO DE LIVRO

Arte, política cultural e cidadania

Javier Alfaya (Secretário Nacional de Cultura do PCdoB)

Por todos os caminhos: Pontos de Cultura na América Latina

Célio Turino (historiador e escritor)

Apresentação: Paola Fernandes Soccas (CUCA da UNE)

Foyer Arena Manifesto – Auditório Caminho Niemeyer

13H – DEBATE

A sustentabilidade na agenda do PCdoB no século XXI

Eron Bezerra (professor da Universidade Federal do Amazonas-UFAM), Inamara Melo (Secretária Executiva de Meio Ambiente de Pernambuco), Raísa Vieira (Secretária Municipal de Sustentabilidade do PCdoB do Rio de Janeiro)

Mediação:  Theófilo Rodrigues (Secretário Estadual de Sustentabilidade do PCdoB/RJ)

Tenda Princípios

13H – EXIBIÇÃO DE FILME

Longa-metragem: Araguaya – A Conspiração do Silêncio (109 min)

Ronaldo Duque (diretor) e artistas do filme

Arena Manifesto – Auditório Caminho Niemeyer

13H30 – LANÇAMENTO DE LIVRO

Cem anos de luta das mulheres pelo voto na Argentina, Brasil e Uruguai

Ana Maria Prestes (Secretária nacional de Relações Internacionais do-PCdoB), Jandira Feghali (deputada federal e Vice-Presidenta do Partido Comunista do Brasil-PCdoB) e Clara Araújo (socióloga e ex-presidenta da UNE)

Apresentação: Carina Vitral (ex-presidente da UJS)

Espaço Literário – Foyer Superior

13H30 – ARENA BRASIL

Roda de Rima com MCs, Durango Kid

DJs: Will Gaboard, Mari Torquato e Xamec

Palco Mel Gomes – foyer inferior

15H – ATO POLÍTICO:  FRENTE AMPLA PARA FLORESCER A ESPERANÇA

LULA e grandes lideranças políticas nacionais, intelectuais, artistas e dirigentes do Partido Comunista do Brasil-PCdoB

Praça do Povo

18H às 21h – ARENA BRASIL

Jongo da Serrinha, Sons Brasil e Roda de Partideiros

DJ: Will e convidados

Palco Mel Gomes – Arena Brasil (foyer inferior)

18H – LEITURA DRAMÁTICA

A mulher que matou o anticristo, de Priscila Rosário

Arena Manifesto – Auditório Caminho Niemeyer

19H  – EXIBIÇÃO DE FILME

Documentário: Irregular

Diretor:  Maurilio Ribeiro Chiaretti

Federação das Associações Comunitárias do Estado de São Paulo-FACESP  / Projeto Gerações

Arena Manifesto – Auditório Caminho Niemeyer

19H – SESSÃO DE CINEMA SÉRGIO RUBENS

Curta-metragem: Feito  de amor e coragem 22 min

Diretor – Zé Eduardo Miglioli

Curta metragem do centenário do partido

Longa-metragem: Tigre Branco 104 min (Rússia).

Diretora – Karen Shakhnazarov (2012), com Aleksey Vertkov, Valeriy Grishko, Vitalyi Kiscenko, Karl Krantzkowski

Apresentação: Valério Benfica (presidente do CPC da UMES)

Teatro Popular Oscar Niemeyer

21H – SHOWS

Mulheres na Roda de Samba de Niterói, Candongueiro + Moyseis Marques, Moacyr Luz e Samba do Trabalhador e Leci Brandão

DJ: Marcelinho da Lua

VJ: Chico Abreu

Praça do Povo

Acompanhe o festival pelas redes sociais:
Instagram
Facebook
Twitter
TikTok


Cobertura oficial:
Portal Vermelho
Hora do Povo

Endereço do Caminho Niemeyer: Avenida Jornalista Rogério Coelho Neto s/n Centro, Niterói (RJ)