O líder do PCdoB, deputado Renildo Calheiros (PE), voltou a criticar o corte no orçamento das universidades federais. O parlamentar cobrou, nesta segunda-feira (14), em suas redes sociais, que o governo federal recomponha os recursos das instituições.

“O Ministério da Educação deve urgentemente recompor o corte de 36% na verba de custeio das universidades federais. Afinal, essas instituições enfrentam dificuldades para fechar as contas, o que é inaceitável”, destacou.

Reportagem da Folha de S.Paulo deste domingo (13) apontou que os cortes orçamentários de até 36% das verbas de custeio das universidades federais está forçando as instituições a cortarem bolsas para alunos carentes e impactando pesquisas de ponta, como as de vacinas contra a Covid-19.

De acordo com a reportagem, parte das universidades, como as federais do Pará, do Acre, de Santa Maria (RS) e de São Carlos (SP), já temem não ter condições para retomar as aulas presenciais no segundo semestre deste ano.
O Ministério da Educação (MEC), por sua vez, afirmou que tem se esforçado para mitigar os efeitos das reduções orçamentárias impostas às universidades e recompor as verbas.

Em nota, a Pasta afirmou que a lei orçamentária de 2021 impôs redução de 16,5% nos recursos destinados às universidades federais em relação ao ano anterior e que também houve outros ajustes pelo Congresso Nacional em respeito ao teto de gastos.

Disse ainda que houve um bloqueio de verbas na ordem de 13,8% para todas as universidades e institutos federais para atender a um decreto presidencial. Segundo o MEC, essas dotações poderão ser desbloqueadas e executadas evolução do cenário fiscal no segundo semestre.

Na última semana, Renildo Calheiros já havia chamado atenção para o problema. Na ocasião, o parlamentar afirmou que o Congresso está se mobilizando junto aos reitores “para que o orçamento das universidades públicas volte, pelo menos, ao patamar de 2020”. “Investir em educação é essencial para termos um país desenvolvido, justo e soberano”, afirmou Renildo.