Lei Aldir Blanc: veto de Bolsonaro é puramente ideológico, diz Jandira

Brasília, quinta-feira, 12 de maio de 2022 - 14:31

CULTURA

Lei Aldir Blanc: veto de Bolsonaro é puramente ideológico, diz Jandira


Por: André Cintra, Portal Vermelho

Deputada cobra votação de vetos às leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc.

Reprodução
Jandira concede entrevista ao Portal Vermelho

A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), uma das autoras do projeto de lei (PL) que cria a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, acredita que o Congresso vai derrubar o veto do presidente Jair Bolsonaro à proposta. Também conhecida como Lei Aldir Blanc 2, a medida, aprovada na Câmara dos Deputados e no Senado, destina R$ 3 bilhões anuais por cinco anos para ações e atividades culturais, como exposições, festas populares, espetáculos, prêmios e cursos.

“Nós queremos que entrem em pauta, juntas, as Leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc”, afirmou Jandira nesta quarta-feira (12) ao Vermelho Entrevista – a live semanal do Vermelho. Ela lembra que a proposta teve 400 votos na Câmara e nenhum voto contrário no Senado. "Foi uma lei unânime, consensual”, destacou.

“Não há razão para esse veto ser mantido. É um veto puramente ideológico, político, tecnicamente vazio”, declarou Jandira. “A cultura brasileira precisa dessa lei. A Lei Aldir Blanc dá perenidade ao orçamento da Cultura – e é um orçamento descentralizado para estados e municípios, uma lei que chega na ponta.”

Atualmente em seu sétimo mandato na Câmara, Jandira afirmou que a atual legislatura foi diferente das demais devido aos ataques do bolsonarismo. “Estamos enfrentando um governo de novo tipo, que tem, ideologicamente, as características de uma corrente neofacista. Ele não suporta conviver nem com a cultura e a arte, nem com a ciência, nem com a educação”, disse. “É muito difícil porque eles censuram, dificultam, tiram recursos, destroem as instituições, fazem chantagem, intimidam, fazem assédio…”

O PCdoB, partido de Jandira, já declarou apoio à pré-candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Planalto – e também apoiará o deputado Marcelo Freixo (PSB) na eleição ao governo do Rio de Janeiro. “O Marcelo tem hoje uma compreensão larga de um projeto de desenvolvimento para o estado”, afirmou. “Estamos contribuindo com o programa de governo e temos a chance dar uma grande virada no Rio de Janeiro.”

 









Últimas notícias

Notícias relacionadas

Sobre nós
Contatos

Área Restrita
Login
Liderança do PCdoB na Câmara dos Deputados
Praça dos Três Poderes, Câmara dos Deputados, anexo II, sala T-12
Brasília-DF - 70160-900 - Telefone: 55 (61) 3215-9732
ascompcdobcd@gmail.com