O plenário aprovou nesta quinta-feira (21) o regime de urgência para o Projeto de Resolução 65/2021, de autoria da Bancada comunista, que visa denominar “Ala Haroldo Lima” o corredor das Comissões Permanentes, em frente à Comissão de Constituição e Justiça, no Anexo II da Câmara.

Haroldo Lima exerceu cinco mandatos de deputado federal do PCdoB pelo Estado da Bahia, onde nasceu na cidade de Caetité. Foi deputado Constituinte, na Assembleia Nacional Constituinte de 1987.

No exercício dos seus mandatos, o parlamentar se destacou como um dos principais batalhadores pelo fortalecimento da democracia no Brasil, se dedicando intensamente à luta pelo Estado Democrático de Direito e pela igualdade social.

Ao defender a aprovação do projeto, o líder do PCdoB, Renildo Calheiros (PE), destacou que o homenageado por várias vezes figurou entre os cabeças do Congresso Nacional e foi um deputado de larga influência.

“Parlamentar muito combativo, muito atuante, Haroldo Lima é da família de Anísio Teixeira, grande educador brasileiro que deu enormes contribuições à educação nacional. Haroldo Lima lutou incansavelmente em defesa da democracia em nosso país”, afirmou.

O líder político baiano faleceu de Covid-19 em março passado, aos 81 anos de idade.

Simão Sessim

Os deputados aprovaram ainda a urgência para a votação do PRC 66/2021, também apresentado pela Bancada comunista, que pretende denominar “Ala Simão Sessim” o corredor das Comissões Permanentes em frente ao Plenário 7 e seguintes.

A proposição homenageia o Constituinte de 87, que exerceu dez mandatos na Câmara dos Deputados com uma presente e ativa atuação em defesa do Parlamento e da sociedade brasileira, especialmente a do Estado do Rio de Janeiro.

Sessim morreu em agosto passado, aos 85 anos, na capital fluminense. Ele estava debilitado por causa do tratamento contra um câncer no sistema linfático e contraiu Covid-19.

Com a aprovação da urgência, as propostas poderão ser votadas nas próximas sessões.