Em audiência na Câmara dos Deputados nesta terça-feira (17), o ministro da Defesa, general Walter Braga Netto, negou que o presidente Jair Bolsonaro faça uso político das Forças Armadas e que haja política partidária dentro do quartel.

“Primeiro: o presidente da República não usa politicamente as Forças Armadas, ponto. Não usa. Segundo: não existe política dentro do quartel, política partidária. Alguns dos senhores confundem política com a defesa dos interesses da Força. E os comandantes, sim, conversam com parlamentares, conversam com ministros para defender as políticas da Força”, afirmou o general.

Para a deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), no entanto, os posicionamentos do ministro reforçam a politização nos quartéis. Perpétua criticou, por exemplo, as notas emitidas pela Pasta com críticas ao presidente da CPI da Covid e sobre o voto impresso.

“Gostaria de estar aqui discutindo a continuidade do projeto do submarino, a Embraer. Mas temos que opinar sobre as bravatas do presidente da República, sobre a politização dos quartéis. Lamentavelmente, seu posicionamento reforça a politização dos quartéis. Disciplina e hierarquia são as bases das Forças Armadas. Como já diria o general Villas-Bôas, quando a política entra no quartel, a hierarquia e a disciplina saem pela outra porta. Então, isso não pode acontecer. As duas notas emitidas pela Defesa foram absolutamente desnecessárias. Qual o objetivo de criticar o presidente da CPI? Por que o ministro da Defesa tem de opinar sobre voto impresso? A pauta política não é das Forças Armadas. Em que isso ajudou as Forças Armadas? Vamos discutir as questões de fundo, pois essa politização não ajuda em nada”, pontuou.

Perpétua criticou ainda o desfile de blindados na última semana. Para a parlamentar, além de desnecessário, o exercício militar no centro político de Brasília no dia da deliberação sobre o voto impresso, antes visto como tentativa de intimidação, virou motivo de “chacota das Forças Armadas” nacional e internacionalmente.

Braga Netto foi convidado por três comissões da Câmara dos Deputados — Fiscalização Financeira e Controle; Relações Exteriores e Defesa Nacional; e Trabalho, Administração e Serviço Público — para esclarecer fatos, declarações e notas oficiais recentes do Ministério da Defesa.