Com quase 14 milhões de trabalhadores sem espaço no mercado, o Brasil caminha para uma recessão sem precedentes na história. Segundo dados apresentados em março pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o índice atingiu 12,6% no trimestre encerrado em fevereiro de 2018.

Diante deste cenário de aprofundamento da crise econômica, Daniel Almeida (PCdoB-BA), deputado conduzido à presidência da Comissão de Desenvolvimento Econômico (CDEICS), disse que o colegiado será um espaço para tratar de temas que são inadiáveis na vida do nosso país.

“É a industrialização do Brasil, ou deter o processo de desindustrialização. Discutir o comércio, que em um momento de descenso na economia sofre impacto. Tudo isso está relacionado com a atividade produtiva, com a geração de empregos”, acentuou Daniel no ato de posse.

Em queda acentuada, a taxa de investimento na área de transformação, responsável por dar valor agregado aos produtos nacionais, chegou em 11,8% no ano passado. Segundo o IBGE, o número representa a menor taxa desde os anos 1950. Na prática, há um abandono do parque industrial e da política de conteúdo local.

A pauta apresentada por Daniel Almeida para os trabalhos da Comissão reflete o processo de desnacionalização da indústria e o desemprego crescente, agenda do presidente ilegítimo Michel Temer. A equipe econômica do governo federal aplica um programa contrário aos interesses da indústria e do desenvolvimento.

Na próxima semana serão eleitos os membros da mesa diretora da Comissão de Desenvolvimento Econômico. Também será debatida a pauta e o plano de trabalho, “abrindo para um debate mais abrangente, com a participação de todo o conjunto da sociedade”, afirmou o deputado.