Alice Portugal defende orçamento de universidades e institutos federais

Brasília, quinta-feira, 13 de julho de 2017 - 18:58

EDUCAÇÃO

Alice Portugal defende orçamento de universidades e institutos federais


Por: Maiana Neves

A líder do PCdoB na Câmara participou nesta quinta-feira (13/07) de audiência pública na Comissão de Educação da Câmara que discutiu os impactos da Lei do Teto de Gastos nas Instituições Federais de Educação Superior.

Richard Silva/PCdoB na Câmara
Líder do PCdoB se manifesta contra redução orçamentária na Educação

No evento, Alice Portugal destacou a situação dramática que passam as universidades e os institutos federais brasileiros, que estão com dificuldades para fechar as contas deste ano. A audiência foi proposta pelo deputado Glauber Braga (PSol-RJ).

“Sou testemunha desse processo de expansão universitária. Com muita honra, fui relatora nesta Comissão de uma série de projetos de expansão e criação de universidades, mas o contingenciamento com a PEC do Teto de Gastos pegou o Brasil de surpresa, nos deserdou e constituiu um impacto, que levará à estagnação”, disse a deputada.

Alice afirmou que é preciso desonerar as universidades e os institutos federais, pois os cortes impactam na oferta de concursos, na assistência estudantil e nas bibliotecas. “Além disso, será recurso a menos para garantir remuneração justa de servidores e docentes que estão sacrificados, com acordos não cumpridos e planos defasados. O MEC tinha de se alinhar com os interesses das universidades e institutos federais e não jogar no time do mercado financeiro. Infelizmente, esse governo ilegítimo acabou levando para o ralo conquistas do povo e da educação brasileira”, destacou.

A mesa de debate contou com a presença do coordenador-geral da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (FASUBRA), Rogério Fagundes; da presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (UNDIFES), Angela Maria Paiva Cruz; do coordenador na Câmara de Administração e Planejamento do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF), Uberlando Tiburtino Leite; do secretário substituto da Setec/MEC, Geraldo Andrade; e do secretário executivo da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil (Andifes), Gustavo Balduino.









Últimas notícias

Notícias relacionadas

Sobre nós
Contatos

Área Restrita
Login
Liderança do PCdoB na Câmara dos Deputados
Praça dos Três Poderes, Câmara dos Deputados, anexo II, sala T-12
Brasília-DF - 70160-900 - Telefone: 55 (61) 3215-9732
ascompcdobcd@gmail.com