Foi lançada nessa quarta-feira (24), na Câmara dos Deputados, a Frente Parlamentar Mista de Fortalecimento das Universidades Federais, que tem como objetivo compor um grupo, com apoio de especialistas e representantes da sociedade civil, para melhorar as condições de trabalho dessas instituições.

Entre as demandas, os parlamentares destacam a retomada de investimentos contingenciados desde a vigência da Emenda à Constituição (EC) 95, do Teto de Gastos, além da pronta garantia de autonomia às universidades que, no entendimento dos deputados da frente, vem sendo desrespeitada pelo governo de Jair Bolsonaro.

A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), que é uma das coordenadoras da Frente, destacou a importância de se resgatar os direitos e a autonomia das universidades brasileiras e o pleno funcionamento das instituições.

“O trabalho dessa Frente será coadunado com a Subcomissão do Ensino Superior da Comissão de Educação, do qual sou coordenadora. Nossa ideia é que os debates sejam feitos em conjunto e a subcomissão seja a transformadora em matéria legislativa. Precisamos juntar toda essa energia das entidades docentes, estudantis, com a força institucional e transformar isso numa ação una em defesa das universidades federais”, pontuou Alice.

A defesa das universidades federais foi reforçada pelo líder da bancada comunista, deputado Daniel Almeida (BA). O parlamentar enfatizou que é necessário o apoio e da defesa de uma “universidade com liberdade de cátedra, infraestrutura digna para alunos e professores, para a garantia do pluralismo de ideias e ações de educação transformadora”.

Aproximadamente 70 deputados, cinco senadores, e reitores e representantes de 67 instituições federais participaram do lançamento da frente, coordenada pelos parlamentares Margarida Salomão (PT-MG), Alice Portugal (PCdoB-BA), Danilo Cabral (PSB-PE), Edmilson Rodrigues (PSOL-PA) e Túlio Gadêlha (PDT-PE).

*Com informações da Rede Brasil Atual