Com o objetivo de unificar ações do campo da oposição e do centro em resposta aos ataques recorrentes do presidente Jair Bolsonaro à democracia e às instituições do país, parlamentares e dirigentes de nove partidos se encontraram na Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (15). A reunião contou com a presença de representantes do PCdoB, PT, PDT, PSB, PSOL, Rede, Cidadania, Solidariedade e PV.

As siglas decidiram formar um comitê pró-impeachment e articular a adesão de outras legendas, como PSD, PSDB, MDB e DEM, além de movimentos sociais e artistas, aos atos 'Fora Bolsonaro' programados para os meses de outubro e novembro.

O líder do PCdoB na Câmara, deputado Renildo Calheiros (PE), avaliou que a reunião foi "um marco na luta pela democracia e pelo impeachment do presidente Jair Bolsonaro". "Os partidos de oposição e centro na Câmara decidiram: vão estar unificados nas ruas nas próximas manifestações".

Além do líder da Bancada, o PCdoB esteve representado no encontro pelas deputadas Jandira Feghali (RJ), Alice Portugal (BA) e pela presidente do partido e vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos.

A primeira decisão do comitê pró-impeachment foi a convocação conjunta do ato Fora Bolsonaro, previsto para o dia 2 de outubro. A expectativa é contar com a adesão de governadores e prefeitos, em defesa da Constituição, da vida e do meio ambiente e o combate à fome, inflação e desemprego.

Outra manifestação nacional já está sendo organizada para o dia 15 de novembro, data que celebra a Proclamação da República do Brasil, assim como um ato amplo na Câmara dos Deputados, ainda sem data.