Nesta quarta-feira (23), a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei (PL) 7476/14, que autoriza o Poder Executivo a instalar campus da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) no município de Gandu (BA).

Para a líder do PCdoB na Câmara, Alice Portugal, essa iniciativa é fundamental para preencher o vazio universitário entre o Recôncavo e Baixo Sul baiano. “Precisamos fortalecer essa região, porque quando a universidade chega às cidades, traz consigo o desenvolvimento e a superestrutura da inteligência”, destacou a parlamentar.

Durante a votação, os deputados Waldenor Pereira e Celso Jacob destacaram a atuação da deputada Alice em defesa da educação. “Quero parabenizar a deputada Alice, uma parlamentar defensora da educação e da expansão universitária no interior da Bahia. Foi uma das deputadas que mais lutou pela criação da UFRB e nada mais justo aprovarmos essa sua proposição”, afirmou Waldenor Pereira.

O PL 7476/14 foi aprovado em 2015 na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP). Agora, o projeto segue para ser apreciado na Comissão de Finanças e Tributação (CFT) e na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC). Se aprovado nas comissões, a matéria será enviada ao Senado Federal.