O Plenário da Câmara dos Deputados escolheu, nesta quarta-feira (14), os dois membros do Conselho da República que deveriam ser indicados pela Casa. A base governista e a oposição indicaram um conselheiro cada, além dos suplentes.

Os governistas escolheram como titular o deputado José Carlos Aleluia, do DEM da Bahia. O suplente é o capitão Augusto, do PR de São Paulo. Já a oposição definiu como conselheiro o ex-ministro da Justiça de Dilma Rousseff e procurador da República aposentado Eugênio Aragão. O suplente dele é o ex-presidente da OAB, Ordem dos Advogados do Brasil, Marcello Lavenère, indicado pelo PCdoB.

O deputado Orlando Silva (SP), líder dos comunistas na Câmara, explica a importância do Conselho. “Sempre que há uma intervenção no Estado, o Conselho da República deve ser ouvido. Estava vazia a participação da sociedade, não havia nomes. A ideia era encontrar nomes representativos que tivessem autoridade moral para falar dos grandes temas nacionais, como Lavenère”.   

O Conselho da República foi criado na Constituição Federal de 1988. São integrantes o vice-presidente da República, os presidentes e os líderes da Maioria e da Minoria da Câmara e do Senado, o ministro da Justiça e seis cidadãos brasileiros com mais de 35 anos. Das seis pessoas, duas são eleitas pelo Senado e duas pela Câmara. Os dois últimos são nomeados pelo presidente do país.

Com informações da Agência Brasil