Nesta quarta-feira (1) a ex-vereadora de Porto Alegre e deputada federal eleita Daiana Santos (PCdoB-RS) assume pela primeira vez uma cadeira na Câmara dos Deputados.

Oriunda da periferia da capital gaúcha, a parlamentar atingiu a marca de 88.107 votos no último pleito eleitoral, tornando-se a primeira mulher negra e assumidamente lésbica eleita pelo Rio Grande do Sul.

Educadora social e sanitarista formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a trajetória da parlamentar sempre esteve ligada aos movimentos sociais, às pautas LGBTI+, à população negra e às mulheres. Tem como uma das suas principais bandeiras a defesa do SUS (Sistema Único de Saúde), tendo trabalhado diretamente com a população em situação de rua e mulheres em situação de violência.

Durante o seu trabalho na Câmara Municipal de Porto Alegre, Daiana apresentou 45 Projetos de Lei e Projetos Indicativos, sendo 55% deles voltados à População LGBTI+, mulheres e à população negra.

Entre as proposições, destacam-se o PL de fomento ao Afro-empreendedorismo; o “Não é Não”, que cria uma campanha permanente de combate ao assédio sexual em Porto Alegre; a inclusão do Dia da Visibilidade Trans no Calendário Oficial da cidade; e o Programa de Renda Complementar Emergencial, para combater os efeitos da pandemia de Covid-19 sobre a população mais pobre.

Para Daiana, a nova configuração do parlamento nacional demonstra a chegada de novas figuras políticas, que carregam em suas trajetórias as lutas das camadas mais populares do povo brasileiro.

“A chegada de mulheres, negras e negros, LGBTs, demonstra a necessidade de ruptura dessa política de negação de direitos da população trabalhadora, que vive na pirâmide social deste país. Agora, como deputada federal, compreendo que é na política que a gente faz essa articulação para a mudança na luta, pois a luta muda a vida das pessoas”, enfatiza a deputada.