PCdoB, PSol, PSB, PT, PDT e Rede se reuniram nesta quinta-feira (21) para articular ações contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 6/2019, que altera as regras previdenciárias, apresentada pelo governo. Um novo encontro acontecerá na próxima terça-feira (26), às 11h, na Câmara, para apresentar as estratégias de luta.

“A primeira grande expressão dessa reunião é a unidade política da Oposição, da esquerda, e para além da esquerda. Estamos buscando outros partidos e parlamentares independentemente de suas legendas, além de uma grande articulação com a sociedade para construir um grande movimento cívico nacional, porque estamos discutindo a concepção de Estado. Se queremos um Estado que irá negar proteção aos idosos, mulheres e à grande massa trabalhadora, negando direitos e favorecendo apenas o mercado. Ou se vamos manter um Estado que garanta na sua Constituição a proteção dos direitos dos trabalhadores que labutam uma vida inteira e precisam ter direitos ao final da sua vida laboral”, disse a líder da Minoria, deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ).

O vice-presidente da legenda, Walter Sorrentino, também participou do encontro. Para ele, essa articulação suprapartidária, envolvendo entidades sindicais e movimentos sociais é essencial para derrotar a Reforma da Previdência de Bolsonaro. “Se Bolsonaro quer destruir o Brasil nós estamos juntos para defende-lo. Temos a certeza de que esta é uma luta em defesa do Brasil. Haverá muito debate, mas estamos confiantes e comprometidos com esse processo”, destacou.