Deputados repudiam alerta racista criado pela Zara no Ceará

Brasília, quarta-feira, 20 de outubro de 2021 - 18:48

RACISMO

Deputados repudiam alerta racista criado pela Zara no Ceará


Por: Christiane Peres

Loja já teve nome ligado a trabalho escravo. Para os deputados do PCdoB o alerta deveria ser utilizado em campanha de boicote à marca.

Divulgação

Zara zerou. O “alerta” dado pelo sistema de som da loja Zara do Shopping Iguatemi, em Fortaleza (CE), podia indicar uma promoção, mas era usado para discriminar clientes. O código secreto soava para que os funcionários ficassem atentos e acompanhassem a movimentação de pessoas negras ou com “roupas simples” que entrassem no estabelecimento.

O alerta racista, revelado após investigação da Polícia Civil cearense, foi repudiado por deputados do PCdoB.
“Essa loja, que já teve o nome ligado a trabalho análogo à escravidão na cadeia produtiva, agora criou o alerta racista para identificar negros que entravam em suas dependências. A propósito, Zara Zerou é ótimo nome para campanha de boicote. #ZaraRacista”, disparou o deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) em suas redes.

A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) também condenou a postura da loja. “Zara zerou há muito tempo. O caso no Ceará soma-se ao longo histórico da empresa com ações de racismo, trabalho escravo e plágio. São práticas abomináveis, nojentas e injustificáveis”, disse.

Testemunhas que trabalharam no estabelecimento afirmaram à polícia que eram orientadas a identificar pessoas com “estereótipos fora do padrão da loja”. A partir da seleção, elas eram “acompanhadas de perto”. “Isso geralmente ocorria com pessoas com roupas mais simplórias e 'pessoas de cor'”, relatou o delegado-geral da Polícia Civil do Ceará, Sérgio Pereira, que considerou o procedimento "absurdo" e "inaceitável”.

A investigação teve início após registro de ocorrência da delegada Ana Paula Barroso, que sofreu uma abordagem racista na loja em setembro e registrou boletim de ocorrência.

De acordo com reportagem do portal UOL, o inquérito finalizado foi enviado à Justiça. Entidades do movimento negro ingressaram na Justiça do Ceará contra a rede de lojas Zara, pedindo R$ 40 milhões de indenização por dano moral coletivo.
 









Últimas notícias

Notícias relacionadas

Sobre nós
Contatos

Área Restrita
Login
Liderança do PCdoB na Câmara dos Deputados
Praça dos Três Poderes, Câmara dos Deputados, anexo II, sala T-12
Brasília-DF - 70160-900 - Telefone: 55 (61) 3215-9732
ascompcdobcd@gmail.com