Parlamentares do PCdoB, PT, PSol, PDT, PSB e Rede protocolaram nesta segunda-feira (1º) uma representação na Procuradoria-Geral da República (PGR) contra ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. As legendas pedem que ele seja investigado e afastado do cargo por ter cometido crime de responsabilidade e improbidade durante sua gestão à frente da Pasta.

Na ação, os partidos elencam os atos praticados por Salles desde o início de sua gestão, além de trazer a fala do ministro durante a famigerada reunião ministerial do dia 22 de abril, quando Salles afirmou que o governo Bolsonaro deveria “aproveitar” a crise sanitária causada pela pandemia de coronavírus para “passar a boiada” e flexibilizar as regras ambientais que não dependessem de aprovação do Congresso. Segundo Salles, seria um ótimo momento, visto que a atenção da imprensa está voltada para a cobertura do avanço dos casos no Brasil.

“Precisa ter um esforço nosso aqui, enquanto estamos nesse momento de tranquilidade no aspecto da cobertura da imprensa, porque só fala de Covid, e ir passando a boiada e mudando todo o regramento e simplificando normas”, disse Salles na reunião.

Além da alteração em regras da sua Pasta, o ministro sugeriu ainda aproveitar o momento para mudar regras relacionadas ao Ministério da Agricultura e do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Na ocasião, Salles citou ainda ter assinado poucos dias antes “uma medida, a pedido do Ministério da Agricultura, que foi a simplificação da lei da Mata Atlântica” – o bioma mais destruído do país.

Para a líder do PCdoB, deputada Perpétua Almeida (AC), além de irresponsáveis e criminosas, as falas e ações de Salles podem gerar repercussões ainda mais negativas para o país.

“Não é de hoje que vemos o ministro do Meio Ambiente agir contra aquilo que ele deveria defender. Desde o início da sua gestão estamos acompanhando um verdadeiro desmonte das políticas ambientais. Aumento do desmatamento, vimos as queimadas criminosas na Amazônia no ano passado, o enfraquecimento do Ibama e ICMBio. E agora, para coroar essa gestão nefasta, vimos essa fala tão sincera de Salles na reunião ministerial. Isso é muito grave e prejudica o Brasil, inclusive, internacionalmente, podendo afetar nossas exportações, e, consequentemente, a economia. Não podemos permitir que este governo continue agindo por baixo dos panos, destruindo o país”, afirma a líder do PCdoB, Perpétua Almeida (AC).

A representação pede que Salles seja afastado imediatamente do cargo e que o ministro seja alvo de um processo de impeachment junto ao Supremo Tribunal Federal (STF). Caberá à PGR decidir se dará prosseguimento à representação.

Esta é a segunda representação para apurar a conduta de Salles. Na semana passada, procuradores da República da 4ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal (MPF) encaminhou representações a Augusto Aras sugerindo a adoção de medidas para apurar possíveis irregularidades cometidas pelo ministro.