De acordo com a nova presidente da UNE, Marianna Dias é tempo de transformar o país, mas que isto se dará apenas com a unidade popular. “Eu tenho a convicção que com a força de sete milhões de universitários desse Brasil nós seremos vitoriosos”, afirmou Marianna diante do Ginásio Mineirinho lotado de estudantes.

Entre articulações e debates, estudantes de todo o país acompanharam 36 mesas de discussão realizadas na Universidade Federal de Minas Gerais. Candidata da chapa “Frente Brasil Popular: A unidade é a bandeira da esperança”, Marianna obteve 3.788 votos (79%) e assume a presidência da UNE pelos próximos dois anos.

Manifestações pelo afastamento de Michel Temer e por “Diretas Já” foram realizadas na tenda do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e no espaço da União da Juventude Socialista (UJS). Na sexta-feira (16), a presidente nacional da legenda, deputada Luciana Santos (PE), afirmou que é preciso lutar por uma educação plural, enterrando de vez o projeto de desmonte do ensino público.

“A UNE sempre entendeu que a luta pelos direitos da juventude não se dará apenas dentro dos muros das universidades, ela se dará na luta política. Vamos enfrentar este golpe com todas as nossas forças! Somos da escola que acredita que o sentido da liberdade está relacionado diretamente ao conhecimento”, afirmou.

A presidente do PCdoB acrescentou que é atenção com a agenda do Congresso Nacional.  “Precisamos aprovar a Proposta de Emenda à Constituição que autoriza a realização de eleições diretas e a greve geral do dia 30. Acompanhar todas as lutas dos patriotas que defendem o nosso país”, disse Luciana Santos.

Os debates do Conune iniciaram no dia 15 de junho, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte (MG), em tom de mobilização pelas eleições diretas. Durante a primeira mesa do Congresso, intitulada “A luta pela Democracia e as Diretas Já”, a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), que é vice-líder da Oposição ao governo Temer na Câmara dos Deputados, exaltou o papel das mulheres em “todas as grandes lutas do país. As lutas revolucionárias, libertárias e por independência”. Jandira disse ser ”fundamental” que as mulheres sejam novamente “protagonistas na batalha atual”.

Lembrando as lutas dos jovens da UJS por democracia, a deputada federal Jô Moraes (PCdoB-MG), fez um chamamento para este novo momento. “Há trinta anos eles foram perseguidos e presos, hoje estão nesta alegria e liberdade que vemos aqui. Fico feliz de ter participado desta história e ver a juventude disposta nas ruas novamente, vamos para as ruas”, disse.

Na quinta e na sexta (16 e 17/6), estudantes de todo o Brasil participaram de debates com as presenças de Guilherme Boulos, Celso Amorim, Fernando Haddad, Rubens Pereira Jr. e Ciro Gomes, além de especialistas de diversas áreas. A conjuntura nacional e o restabelecimento da ordem constitucional e democrática para o Brasil estiveram entre os temas.

O Conune deste ano contou com representantes de mais de 90% das universidades brasileiras de todos os Estados. Foram 15 mil estudantes que vieram de mais de 420 caravanas de todo o Brasil.

Em ato pelas Diretas Já, organizado pela UNE, Frente Brasil Popular e Povo Sem Medo, que tomou a Praça da Estação (Belo Horizonte) na noite de sexta, o presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Adilson Araújo reforçou a necessidade de uma frente ampla pela democracia brasileira e pela retomada do crescimento econômico. 

“Queremos fazer valer o restabelecimento da democracia e dos direitos do povo. Por isto, levantamos a bandeira das eleições diretas para presidente da República. É um fator determinante para colocar em prática uma nova ordem no país”, disse o dirigente da CTB. O protesto contra o presidente Michel Temer e a favor de eleições diretas levou milhares de estudantes, artistas, intelectuais e políticos para o centro da capital mineira.

Com informações da União Nacional dos Estudantes (UNE)