O presidente do Senado, Eunício de Oliveira (PMDB-CE), cumpriu a promessa feita mais cedo a artistas, indígenas e ativistas e colocou em votação a urgência do projeto de decreto legislativo 160/17, do senador Radolfe Rodrigues (Rede-AP), que susta o decreto do presidente Michel Temer que propõe a extinção da Reserva Nacional de Cobre e Associados (Renca), localizada entre o Amapá e o Pará.

Com isso, a proposta deve ir a voto já na próxima semana. “Foi uma importante vitória. Agora, vamos na contagem regressiva para acabar de vez com esta ameaça”, comemorou Randolfe em sua página do Facebook.

Para a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), o resultado da votação da urgência revela que "a tentativa do governo Temer de vender a Amazônia e destruir áreas de preservação está enfrentando a oposição de todos os que entendem a importância da Amazônia para a humanidade e para o mundo". "A aprovação da urgência mostra que mesmo entre a base do governo existem os que não aceitam a destruição de nossa maior floresta", destacou a parlamentar que também é signatária da matéria.

Além de Randolfe e Vanessa, o projeto é assinado pelos senadores Jorge Viana (PT-AC), João Capiberibe (PSB-AP), Cristovam Buarque (PPS-DF), Reguffe (sem partido-DF), Otto Alencar (PSD-BA) e Lindbergh Farias (PT-RJ).

Na manhã desta terça-feira (12), artistas, indígenas e ativistas tomaram as presidências da Câmara e do Senado para cobrar a anulação da proposta do governo Temer que liberava ao setor privado a atividade de pesquisa mineral numa área da Amazônia maior que Dinamarca, Bélgica e Suíça, em que antes, só o governo tinha o direito de atuar.