“Vamos jogar força nesta comissão novamente para que a cultura tenha representação e espaço nesta Casa”, avisa a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), ao ser eleita para a segunda vice-presidência da Comissão de Cultura nesta quarta-feira (4). A parlamentar presidiu o colegiado em 2013, no ano de sua criação, onde conseguiu dar visibilidade ao tema na Câmara e promoveu debates sobre financiamento da área, valorização da mídia livre, por exemplo.

O PCdoB volta a ter protagonismo no colegiado depois de um ano de pouca atividade sob comando do PDT. Agora, a comissão será presidida pelo deputado Chico D´Ângelo (PT-RJ), que disse “esperar que a comissão promova debates e aprove propostas que ajudem a desenvolver concretamente a cultura brasileira”.

A Comissão de Cultura foi desvinculada da Comissão de Educação na Câmara dos Deputados. A ideia era deixar o setor em evidência, colocando a cultura como política de Estado. Em seus dois primeiros anos de existência, o PCdoB assumiu a presidência do colegiado com as deputadas Jandira Feghali (RJ) e Alice Portugal (BA), e protagonizou embates pelo fortalecimento do setor. A aprovação da Lei Cultura Viva, a defesa por mais recursos para a cultura e a desoneração de PIS/Cofins das cooperativas culturais foram algumas dessas batalhas.