PCdoB vota a favor de mudanças no teto de gastos dos estados

Brasília, quinta-feira, 30 de setembro de 2021 - 17:17

ECONOMIA

PCdoB vota a favor de mudanças no teto de gastos dos estados


Por: Walter Félix

Medida que beneficia estados e municípios que estão em Regime de Recuperação Fiscal exclui da regra do teto despesas bancadas com transferências da União.

Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados

A Câmara aprovou nesta quinta-feira (30) o Projeto de Lei Complementar 123/21, que exclui do teto de gastos imposto a estados e municípios em crise fiscal os recursos oriundos de emendas parlamentares de bancada.

O projeto beneficia os entes federados participantes do Plano de Recuperação Fiscal ou de parcelamento renegociado de dívidas junto à União.

Para o líder do PCdoB na Câmara, deputado Renildo Calheiros (PE), a proposta trata de uma questão muito importante para as cidades e os estados brasileiros, que estão submetidos a um regime de forte arrocho de gastos. "Ao contrário do que se fala, a medida é boa porque permite exatamente que sejam excluídas do cálculo de gastos, ou do teto, as transferências que são repassadas pela União", observou.

Com a renegociação das dívidas, já foram impostas a essas unidades federadas muitas restrições para a elevação de gastos. Portanto, não faz sentido impedir que elas possam receber, incorporar aos seus orçamentos e gastar valores recebidos em transferências com propósito específico, como convênios, recursos de emendas, e de outras transferências vinculadas, realizadas fundo a fundo, entre outras.

"Ora, a União tem possibilidade de fazer a transferência orçamentária, o Estado precisa, o município precisa, mas essa transferência orçamentária não pode ser feita porque levará o Estado e o município a extrapolar o limite do teto de gastos. É inaceitável essa situação", frisou Calheiros.

A proposta de lei orçamentária para 2022, encaminhada pelo Poder Executivo, reserva R$ 5,7 bilhões para as emendas de bancada, que têm execução obrigatória. Caso aprovado pelo Congresso, o PLP 123/21 vai permitir a dedução do teto de gastos para as transferências vinculadas a despesas específicas, como transferências fundo a fundo; Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide); salário-educação; e aquelas relativas ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) defendeu a revogação da Emenda Constitucional nº 95, aprovada pelo Congresso em 2016, que congela durante 20 anos as despesas primárias do orçamento público.

"Antes fosse a derrubada do teto de gastos, mas ainda não é, apenas é uma solução política e econômica para resolver problemas dos municípios, para garantir mais investimentos e não punir a população com a perda dos recursos que recebem da União", disse a parlamentar.

O projeto do deputado Lucas Vergílio (Solidariedade-GO) será analisado agora pelo Senado.









Últimas notícias

Notícias relacionadas

Sobre nós
Contatos

Área Restrita
Login
Liderança do PCdoB na Câmara dos Deputados
Praça dos Três Poderes, Câmara dos Deputados, anexo II, sala T-12
Brasília-DF - 70160-900 - Telefone: 55 (61) 3215-9732
ascompcdobcd@gmail.com