O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), leu no Plenário, nesta quarta-feira (2), o ato de criação da comissão especial que vai analisar a Reforma Administrativa (PEC 32/20). O colegiado terá 34 membros titulares e igual número de suplentes. A proposta teve a admissibilidade aprovada em maio na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania à revelia dos partidos de Oposição.

Lira afirmou que vai conversar com os líderes de todos os partidos na semana que vem para discutir os trabalhos da comissão especial e destacou que não haverá mudança para os servidores atuais.

Entre os pontos polêmicos do texto está o fim da estabilidade dos servidores públicos e mudanças no critério de acesso, com a criação de período de experiência, e a diferenciação entre regimes de carreiras típicas de estado e outras carreiras.

A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) fará parte do colegiado e destacou a importância de mobilização contra a proposta. A legenda é contra a aprovação da PEC, que considera inconstitucional e mais um ataque de Bolsonaro ao serviço público.

“Atenção, servidores! O presidente da Câmara acaba de criar a Comissão Especial que irá analisar a PEC 32. Farei parte do colegiado. Vamos intensificar a mobilização contra essa proposta que vai acabar com os serviços públicos no Brasil. #PEC32Não”, pontuou a parlamentar em suas redes sociais.