Um nova pesquisa divulgada esta semana reforça a má avaliação do governo Bolsonaro entre os brasileiros. De acordo com a pesquisa PoderData, realizada esta semana entre os dias 16 e 18, e divulgada nesta quinta-feira (19), o percentual dos que acham que o presidente Jair Bolsonaro deve sofrer impeachment saltou para 58% – um aumento de 8 pontos em relação ao levantamento anterior, realizado no começo de julho. A proporção dos que acham que Bolsonaro deve continuar no cargo caiu 13 pontos percentuais no mesmo período, segundo a pesquisa.

“Derreteu! A situação política de Bolsonaro se deteriora a cada dia. Pesquisa do Instituto PoderData mostra que 58% da população quer o impeachment de Bolsonaro, quase o dobro de quem não quer. Acorda, Câmara! Quem continuar carregando esse caixão vai pagar nas urnas”, afirmou o deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) em suas redes sociais.

Em entrevista à Rádio Folha Pernambuco, o líder do PCdoB na Câmara, deputado Renildo Calheiros (PE), reiterou a defesa do impeachment de Bolsonaro, mas reforçou a importância da pressão das ruas para que o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), se sinta na obrigação de analisar os pedidos que aguardam em sua mesa.

“A CPI da Covid está comprovando vários crimes diante da pandemia cometidos pelo governo Bolsonaro. A economia está em frangalhos. Bolsonaro é o presidente da República, tem o governo inteiro para fazer, mas é inepto, incapaz, despreparado. Fala em golpe tendo o governo na mão. Golpe em quê? Está perdido! A nossa história mostra que quando as ruas pressionam muito, a Câmara acaba ouvindo. Essa é minha expectativa sobre o impeachment. Há mais de 100 pedidos de impeachment contra o presidente na Câmara dos Deputados. Fizemos um superpedido. Estamos na expectativa que o presidente da Câmara dê encaminhamento a pelo menos um deles. O prejuízo para o Brasil está sendo enorme”, destacou o líder da legenda.

Rejeição

A popularidade do presidente também voltou a cair. Segundo dados da pesquisa, 64% dos brasileiros reprovam o governo Bolsonaro. O dado é ainda maior do que o que foi revelado pela pesquisa XP/Ipespe, divulgada na terça-feira (17), que apontava a rejeição por 54% dos entrevistados.

Para a vice-líder da Minoria, deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), “resta saber por que ainda existe alguém que não abomina o pior e mais corrupto presidente da história do Brasil”.

A vice-líder da Oposição, deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), fez resumo da nova pesquisa para os seus seguidores, alertando para as razões do “desespero do mito”. “Resumindo a Pesquisa PODER360/PODERDATA: Bolsonaro segue em queda e bate novo recorde de reprovação; Desaprovam – 64%; Apoiam o Impeachment – 58%. Entendem o desespero e as bravatas do mito?”

A parlamentar, numa referência à vida fora das redes sociais, lembrou que o brasileiro está pagando um preço alto pela escolha das últimas eleições, mas reforçou que também é “fora do story, na vida real, que a rejeição de Bolsonaro cresce todos os dias”.

O deputado Orlando Silva também comentou o dado. Para ele, Bolsonaro “vai cair” e se terminar o mandato, “terá que fugir do país”. “Bolsonaro pagará caro por seus crimes!”, disse.

A pesquisa PoderData ouviu 2.500 eleitores, em 433 municípios de todos os estados brasileiros. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.