Brasília, quinta-feira, 24 de junho de 2021 - 20:29
EDUCAÇÃO
Aprovada urgência para novo projeto que suspende pagamento do Fies
Por: Walter Félix
Por iniciativa da deputada Perpétua Almeida, Congresso já havia aprovado a suspensão dos pagamentos até o fim de 2020.
O plenário aprovou nesta quinta-feira (24) o regime de urgência para o Projeto de Lei 68/21, que dispensa os beneficiários do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do pagamento das prestações até o fim de 2021.
A proposta, que pode ser incluída na Ordem do Dia nas próximas sessões, foi apresentada pela deputada Shéridan (PSDB-RR) e tramita apensada ao PL 5510/20, do deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), que trata do mesmo assunto. O tema será tratado em conjunto com outras iniciativas apresentadas por vários parlamentares e o projeto aprovado no Senado, que foi encaminhado para votação na Câmara.
Entre essas proposições, está o Projeto de Lei 1575/2021, da deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), que suspende o pagamento das obrigações para os estudantes beneficiários durante pandemia. O Fies financia o curso superior de estudantes em faculdades particulares, sendo que a dívida é paga depois da conclusão do curso.
A parlamentar argumenta que a crise sanitária se agravou mais este ano e com ela as dificuldades dos brasileiros com o desemprego, a fome e a carestia em alta. Por isso, na avaliação da congressista, governo e Parlamento precisam fazer mais pelos estudantes que estão sofrendo prejuízos incalculáveis neste período de grave crise econômica e social.
"Hoje tivemos uma importante vitória: foi aprovado o requerimento que reconhece a URGÊNCIA do projeto. Depois da URGÊNCIA, a aprovação do projeto pode ocorrer a qualquer momento", comemorou Perpétua em mensagem nas suas redes sociais.
A parlamentar acreana também luta, desde o início de seu mandato, pela anistia do pagamento da dívida do Fies.
“O Congresso já votou o perdão da dívida de banqueiros, de dívidas de usineiros, de grandes fazendeiros. Por que não um olhar agora mais atento à juventude brasileira? O que vão fazer os jovens que se formaram e não foram absorvidos pelo mercado de trabalho? É nosso dever apoiá-los”, enfatiza.
Últimas notícias
Carla Zambelli pode ter mandato cassado por quebra de decoro parlamentar
26/10 - 14:49 | POLÍTICA
Renildo Calheiros defende que vitória de Lula vai pacificar o país
25/10 - 14:6 | POLÍTICA
Bolsonaro quer acabar com desconto do Imposto de Renda na saúde e educação
25/10 - 10:25 | ECONOMIA
Bolsonaro mente sobre salário mínimo acima da inflação em 2023
24/10 - 15:44 | POLÍTICA
Deputado apresenta projeto que obriga gratuidade de transporte público nas eleições
Notícias relacionadas
Deputado cobra aquisição de vacina contra Covid para crianças acima de 6 meses
19/10 - 16:16 | POLÍTICA
Bolsonaristas impedem votação do projeto que transforma pedofilia em crime hediondo
13/10 - 11:9 | SAÚDE
PCdoB vota a favor de PLP que garante recursos para a saúde
3/10 - 17:15 | POLÍTICA
Jandira Feghali é eleita para o oitavo mandato pelo Rio de Janeiro
20/9 - 15:9 | POLÍTICA
Uso eleitoral da ONU por Bolsonaro tem repercussão negativa

