Brasília, quarta-feira, 18 de maio de 2022 - 14:49 | Atualizado em: 19 de maio de 2022 - 12:2
TRABALHO E ASSISTÊNCIA
MP 1116 reduz vagas para menores aprendizes, critica Daniel
Por: Walter Félix
Para Daniel Almeida, medida tem conteúdo oposto ao que está anunciado: “é para desempregar jovens e mulheres”.
As mudanças que o governo Bolsonaro pretende implementar no Programa Jovem Aprendiz não estão agradando os participantes, que já se mobilizam conta as alterações.
Segundo o governo, o objetivo da MP 1,116 – denominada Programa Emprega + Mulheres e Jovens – é inserir e manter jovens e mulheres no mercado de trabalho pela aprendizagem profissional. Entretanto, denúncias apontam que a medida tem o efeito inverso.
Para o deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA), a proposta “tem um conteúdo exatamente oposto ao que está anunciado: é para desempregar jovens e mulheres”.
“Vai na direção da precarização das relações de trabalho. É mais uma medida que complementa a destruição já produzida pela reforma trabalhista, que gerou desemprego, diminuiu os salários, fragilizou a atividade sindical, dificultou o acesso ao mercado de trabalho e tem congelado a participação dos salários na economia”, afirmou.
De acordo com o parlamentar, dados da autoria fiscal do Trabalho apontam que a medida provisória reduz a cota de aprendizagem no Programa Jovem Aprendiz. As projeções apontam para a extinsão de cerca de 432 mil vagas para jovens aprendizes. O que significa a redução de 46% do total das vagas existentes. “O acesso desses menores às vagas ficará mais dificultado”, disse.
Daniel Almeida observou ainda que, com as mudanças previstas na medida provisória, as empresas serão estimuladas a não cumprirem suas obrigações tributárias e a burlar a legislação trabalhista.
“Não gera absolutamente nenhuma vantagem para as mulheres. Troca salário, emprego formal por abonos, por outras remunerações que não dão estabilidade, garantia para as pessoas que estão nesses espaços de trabalho”, assinalou.
O parlamentar lembrou que manifestações conta as alterações aconteceram em diversas cidades do país. “Já há um levante pelo Brasil dos nossos jovens”, afirmou.
“Eu faço aqui uma conclamação à nossa juventude que tem o direito de ter acesso ao mercado de trabalho: vamos nos mobilizar nas escolas, nas ruas, as mulheres, para impedir que essa medida provisória seja aprovada. Ela não passará!”, frisou.
Últimas notícias
Renildo Calheiros defende que vitória de Lula vai pacificar o país
25/10 - 14:6 | POLÍTICA
Bolsonaro quer acabar com desconto do Imposto de Renda na saúde e educação
25/10 - 10:25 | ECONOMIA
Bolsonaro mente sobre salário mínimo acima da inflação em 2023
24/10 - 15:44 | POLÍTICA
Deputado apresenta projeto que obriga gratuidade de transporte público nas eleições
24/10 - 15:32 | POLÍTICA
Manifesto pede responsabilização de Bolsonaro por violação de direitos de meninas
Notícias relacionadas
Mulheres negras reivindicam sua ancestralidade
11/8 - 15:10 | DIREITOS SOCIAIS
Juventude é prejudicada por cortes em programas sociais
31/3 - 13:59 | COMISSÃO DE CULTURA
Manifesto traz o papel da cultura na redemocratização do Brasil

