Perpétua pede CPI para apurar corrupção no MEC

Brasília, terça-feira, 29 de março de 2022 - 20:26      |      Atualizado em: 30 de março de 2022 - 10:23

EDUCAÇÃO

Perpétua pede CPI para apurar corrupção no MEC


Por: Walter Félix

Ministro acabou de cair, mas é preciso apurar o esquema de corrupção no Ministério da Educação, afirma deputada.

Paulo Sergio/Câmara dos Deputados

A deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC) defendeu nesta terça-feira (29) a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as denúncias de corrupção envolvendo a liberação de verbas do Ministério da Educação e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Mesmo após pedido de demissão do ministro da Educação, Milton Ribeiro, que ficou sem espaço para continuar no comando da Pasta após o vazamento de áudio que traz revelações bombásticas e envolve o presidente Jair Bolsonaro (PL), deputados e senadores continuam defendendo a investigação do escândalo.

Segundo a vice-líder da Oposição, o momento exige a abertura urgente de uma CPI para que a "roubalheira" seja apurada. "Como podemos aceitar que o Ministério da Educação esteja montando um esquema em que a propina exige inclusive quilos de ouro?", questionou Perpétua.

Em pronunciamento no plenário nesta terça-feira (29), a deputada lembrou que a própria bancada evangélica, que sempre teve uma postura de alinhamento com o governo, se posicionou contrariamente ao que alguns pastores estão fazendo no MEC.

A saída do ministro do cargo ocorre depois de vir à tona um esquema de favorecimento de religiosos ligados a Bolsonaro na distribuição de verbas do ministério para municípios.

"O ministro acabou de cair exatamente por essa corrupção dentro do ministério. Mas essa situação vai continuar? Qual é o envolvimento de Bolsonaro nisso? O que o presidente sabe sobre esse esquema de corrupção no Ministério da Educação, envolvendo propina em dinheiro e propina em ouro?", indagou.

Perpétua lamentou que, enquanto o esquema de corrupção sangra o dinheiro que deveria ser destinado ao ensino, falta internet nas escolas, faltam livros, cadernos e merenda escolar para as crianças.

CPI

Outros deputados usaram a palavra para reforçar a importância de uma CPI na Câmara para investigar o caso. Milton Ribeiro deve ser ouvido na próxima quinta (31) pela Comissão de Educação do Senado, onde já foi protocolado um requerimento para a abertura de CPI com objetivo de apurar as irregularidades no MEC.
 









Últimas notícias

Notícias relacionadas

Sobre nós
Contatos

Área Restrita
Login
Liderança do PCdoB na Câmara dos Deputados
Praça dos Três Poderes, Câmara dos Deputados, anexo II, sala T-12
Brasília-DF - 70160-900 - Telefone: 55 (61) 3215-9732
ascompcdobcd@gmail.com