O ex-prefeito de Juazeiro (BA), Isaac Carvalho foi eleito deputado federal com 100.549 votos, distribuídos por 290 municípios. Ele se soma à bancada do PCdoB da Bahia, formada por Alice Portugal e Daniel Almeida, ambos reeleitos nas eleições deste ano.

Nascido em Petrolândia, Pernambuco, aos 2 anos, Isaac Carvalho mudou-se com a família para Juazeiro (BA), fazendo parte dos primeiros grupos de colonos que foram trabalhar em um dos perímetros irrigados coordenados pela Codevasf, o projeto Mandacaru.

Cresceu como homem do campo, adquiriu forte identidade com o sertanejo, entendendo suas dificuldades, virtudes e acima de tudo alimentando a esperança de dias melhores. Junto com a família, fundou uma empresa de grande projeção em toda a região, a Juagro, gerando mais de 200 empregos diretos. Em 2008, concorreu ao seu primeiro cargo político, o de prefeito de Juazeiro, tendo sido eleito com ampla maioria. Reelegeu-se em 2012. Em 2018, decidiu seguir contribuindo por projetos que melhorem a vida das pessoas.

Uma das áreas destaque em sua gestão em Juazeiro foi a educação. “ Quando fui prefeito de Juazeiro priorizei a educação por acreditar que um município só se desenvolve se estiver de mãos dadas com o conhecimento.E investimento em educação não é só construir, reformar e climatizar escolas. Nós fizemos tudo isso e também investimos nos professores com capacitação, reajuste salarial e pagamento em dia”, afirma Isaac Carvalho.

Isaac obteve votação suficiente para se eleger, mas teve a candidatura questionada pelo Ministério Público Eleitoral do Estado (MPE-BA) e aguarda uma decisão final da Justiça Eleitoral. A decisão do ministro do STJ garante o direito de contagem dos mais de 100 mil votos recebidos por Isaac no primeiro turno e, com isso, o dirigente comunista sai da condição de inelegível e passa a ter reconhecida a expressiva votação obtida nas urnas.

*Com informações do PCdoB Bahia.