Aprovado PL sobre ações de incentivo ao parto humanizado

Brasília, quinta-feira, 12 de maio de 2022 - 13:28

SAÚDE

Aprovado PL sobre ações de incentivo ao parto humanizado


Por: Walter Félix

Projeto da deputada Perpétua Almeida prevê ações para incentivar e promover o parto e nascimento humanizados. Texto segue para análise do Senado.

Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados

O plenário aprovou nesta quinta-feira (12) o Projeto de Lei 499/22, que cria o Dia Nacional de Luta pelo Parto Humanizado, Digno e Respeitoso. A data será celebrada anualmente no Dia das Mães.

Apresentada pela deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), a proposta prevê ainda a realização de ações ao longo de todo o mês de maio para promover o parto e nascimento humanizados.

“Temos visto crianças nascerem com problemas e mães que morrem durante ou após o parto por falta de atendimento humanizado”, ressaltou a deputada.

Perpétua dedicou o projeto à jovem Leilane Gomes, moradora de rua que teve seu bebê na calçada em Rio Branco, no Acre. O parto chegou a ser gravado em um vídeo, que depois foi reproduzido nas mídias sociais.

Segundo a parlamentar, o número de mortes de mães durante o parto ou no pós-parto é muito grande ainda, e com situações que podem ser evitadas. “Precisamos fazer com que o país desperto para essa questão do parto humanizado”, disse.

“O momento do parto deixa a mulher vulnerável. Ela precisa de máxima atenção e acolhimento. O parto natural e humanizado é melhor para recuperação da mãe e do bebê”, acrescentou Perpétua.

Ela lembra que dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que, em todo o mundo, 830 mulheres morrem por dia de causas evitáveis, relacionadas à gravidez e ao parto, e milhões de bebês morrem todos os anos logo após nascerem. Estima-se que 92% das mortes maternas são evitáveis.

O PL 499/22 foi aprovado em votação simbólica, com o encaminhamento de voto pela unanimidade das bancadas.

A deputada Benedita da Silva (PT-RJ), que fez a leitura do relatório favorável à proposta nas comissões de mérito, ressaltou que o objetivo do parto humanizado “é fazer com que o bebê nasça da maneira mais natural possível, sem experiências traumatizantes ou intervenções desnecessárias”.









Últimas notícias

Notícias relacionadas

Sobre nós
Contatos

Área Restrita
Login
Liderança do PCdoB na Câmara dos Deputados
Praça dos Três Poderes, Câmara dos Deputados, anexo II, sala T-12
Brasília-DF - 70160-900 - Telefone: 55 (61) 3215-9732
ascompcdobcd@gmail.com