O deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA) ironizou a proposta do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) de criminalizar o comunismo no Brasil. O filho do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), disse ao jornal O Estado de São Paulo que gostaria de levar a proposta adiante no Congresso Nacional.

"É uma proposta que eu gostaria que fosse adiante, mas que depende de renovação do Congresso. É seguir o exemplo de países democráticos, como a Polônia, que já sofreu na pele o que é o comunismo", afirmou o parlamentar, que também quer tipificar como terrorismo os atos do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST).

Se a proposta for adiante, partidos como o PCdoB ficam sob ameaça de serem considerados ilegais perante a lei. Para Daniel Almeida, a declaração representa o que ele chama de "mais uma sandice" da família Bolsonaro. "Todas as sandices possíveis já foram ouvidas dos clãs do Bolsonnaro. A nossa Constituição de 88 consagra a livre manifestação política, religiosa, étnica e as demais liberdades", afirmou a um site baiano.

"Esse projeto sequer iria ser tramitado pela flagrante inconstitucionalidade. Os comunistas estão integrados à vida da humanidade, da civilização e têm uma convivência pacífica e democrática de respeito às instituições", completou.

Eduardo Bolsonaro apresentou o PL 5358 em 2016. No entanto, até hoje o tema aguarda deliberação na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).

*Informações do site Bocão News