Entre encenações e músicas, atores, cantores e parlamentares afirmaram, nesta terça-feira (1°), a importância do papel da cultura na luta contra a censura imposta pelo regime militar a partir de 1964. Cinquenta anos depois, o ato proposto pela Comissão de Cultura (CCult) buscou sensibilizar as novas gerações para a importância da liberdade e da democracia.

“Os artistas, a intelectualidade, as universidades brasileiras tiveram um papel fundamental na resistência à ditadura militar ao exarar o sentimento de luta pela liberdade, ao levantar alto a bandeira contra a censura, ao ridicularizar a censura, esse segmento artístico-cultural concorreu para amplificar aquilo que era proibido na mídia oficial", afirmou a presidente do colegiado, deputada Alice Portugal (BA).

Luciana Santos (PE), presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Cultura e vice-presidente da Comissão de Cultura, também destacou o papel das artes como forma de protesto. “Foram inúmeras manifestações de resistência de homens e mulheres, que, apesar de serem perseguidos, do autoritarismo, fizeram com que suas vozes fossem ouvidas. Burlaram a censura e fizeram de sua arte mecanismo de resistência. Isso aconteceu na música, na literatura, nas artes cênicas.”

Para Jandira Feghali (RJ), ex-presidente da Comissão de Cultura e líder do PCdoB na Câmara, só este grupo poderia fazer tal homenagem nos 50 anos do golpe. “É papel desta Comissão lembrar a repercussão da restrição democrática nas artes brasileiras, daqueles que através da sua criação, da sua poesia, resistiram com muita coragem às arbitrariedades, à violência e à opressão vividas pelo povo brasileiro”, afirmou a deputada que finalizou sua fala com as palavras de ordem: #Ditadura nunca mais! #Liberdade sempre! #Cultura para todos!

O ato, no Hall da Taquigrafia, faz parte dos Manifestos Culturais promovidos pela CCult. A ideia é realizar encontros com artistas de diferentes linguagens, abrindo a Casa para pequenas intervenções em caráter de manifesto para as reivindicações dos setores que eles representam junto aos parlamentares. Deste Manifesto participaram Andréia Roseno, Jaguaraci de Andrade, Coletivo Teatral Commune, Márcia Short, Raimundo Sodré e Wanessa Fagundes.

Coletivo Teatral Commune interpreta "Entrevista com a Ditadura". Assista um trecho abaixo:

Assessoria de Comunicação
Liderança do PCdoB CD
Christiane Peres