Brasília, quinta-feira, 8 de setembro de 2022 - 13:3
DIREITO E JUSTIÇA
Projeto permite uso de nome religioso em documentos oficiais
Por: Agência Câmara
Autor da proposta, Orlando Silva replica ideia de decreto que trata do uso do nome social no âmbito da administração pública federal.
O Projeto de Lei 2064/22 estabelece que os órgãos e as entidades públicos federais, em seus atos e procedimentos, deverão adotar o nome religioso, de acordo com o requerimento da pessoa interessada. A matéria está em análise na Câmara dos Deputados.
Pelo texto, os registros dos sistemas de informação, de cadastros e de programas dos órgãos e das entidades deverão conter o campo “nome religioso”, em destaque, para uso das pessoas que desejarem adotá-lo. Nesses casos, o nome civil será utilizado apenas para fins administrativos internos.
Também constará dos documentos oficiais o nome religioso da pessoa que assim requerer expressamente, acompanhado do nome civil.
A proposta, do deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), considera nome religioso a designação pela qual a pessoa se identifica do ponto de vista religioso.
No projeto, Silva replica a ideia do Decreto 8.727/16, que dispôs sobre o uso do nome social e o reconhecimento da identidade de gênero de travestis e transexuais no âmbito da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.
“Nada mais intrínseco ao ser humano que o nome que o identifica perante a sua comunidade, o seu trabalho, nas relações sociais e culturais, que o faz verdadeiramente único no universo. Neste sentido, nome e fé formam vínculo indissociável da identidade pessoal”, argumenta o parlamentar.
Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Últimas notícias
Renildo Calheiros defende que vitória de Lula vai pacificar o país
25/10 - 14:6 | POLÍTICA
Bolsonaro quer acabar com desconto do Imposto de Renda na saúde e educação
25/10 - 10:25 | ECONOMIA
Bolsonaro mente sobre salário mínimo acima da inflação em 2023
24/10 - 15:44 | POLÍTICA
Deputado apresenta projeto que obriga gratuidade de transporte público nas eleições
24/10 - 15:32 | POLÍTICA
Manifesto pede responsabilização de Bolsonaro por violação de direitos de meninas
Notícias relacionadas
Renildo Calheiros defende que vitória de Lula vai pacificar o país
24/10 - 15:32 | POLÍTICA
Manifesto pede responsabilização de Bolsonaro por violação de direitos de meninas
20/10 - 17:49 | POLÍTICA
Deputadas defendem recursos para piso da enfermagem
20/10 - 16:36 | POLÍTICA
Deputado cobra aquisição de vacina contra Covid para crianças acima de 6 meses
11/10 - 17:16 | POLÍTICA
Militares não encontram fraude nas urnas, mas Bolsonaro segura relatório

