O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski determinou nesta sexta-feira (15) que o governo federal promova imediatamente todas as ações ao seu alcance para conter a crise sanitária em Manaus (AM), fornecendo oxigênio e outros insumos médico-hospitalares aos estabelecimentos de saúde locais para atendimento da população.

A decisão é resposta à Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 756, protocolada na noite de quinta-feira (14) pelo PCdoB e pelo PT.

A líder do PCdoB na Câmara, deputada Perpétua Almeida (AC), comemorou a decisão. “Vitória! Em resposta à petição do PCdoB e PT, o STF determinou que o governo Bolsonaro envie imediatamente oxigênio para Manaus. Lewandowski deu prazo de 48 horas para apresentação de plano federal para crise sanitária na cidade. É para fazer todo esforço possível”, afirmou.

Na liminar parcial concedida, Lewandowski determinou ainda que o governo apresente em 48 horas ao STF um plano detalhado de atendimento à situação de calamidade, renovando as informações a cada 48 horas.