A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) inaugurou nesta terça-feira (4) a reunião semanal de líderes sindicais com parlamentares, em Brasília. A ideia é definir a pauta da semana e as estratégias de atuação e intervenção no Congresso Nacional contra propostas que retiram direitos dos trabalhadores.

Para o presidente da CTB, Adilson Araújo, os empresários têm uma organização permanente, que atua no Congresso, fazendo “lobby” para aprovarem suas propostas. “Os interesses da classe trabalhadora, no entanto, não contam com o mesmo aparato de ação para que possam reverberar. Daí a importância dessa iniciativa de reunião semanal”, destacou.

O encontro desta semana contou com a participação do deputado Assis Melo (PCdoB-RS) e do senador João Capiberibe (PSB-AP).

Para Assis Melo, um debate sério sobre reforma trabalhista deveria incluir a discussão sobre o avanço da tecnologia e como ela se comporta na relação entre capital e trabalho. “No entanto, vivemos uma sociedade altamente avançada tecnologicamente e ao mesmo tempo retrocedendo ao século 19 do ponto de vista da legislação trabalhista. Isso não pode avançar”, afirma Assis Melo.

A expectativa, segundo cronograma do Senado, é que a proposta seja votada naquela Casa ainda esta semana.

João Capiberibe, coordenador da Frente Suprapartidária em Defesa das Diretas Já, enfatizou a importância da luta pela restauração da democracia no país. “A saída para a situação de crise profunda é fazer a democracia avançar. Na história brasileira, sempre que a democracia começou a ser aprofundada fomos surpreendidos com rupturas. Para reconciliar a nação é necessário utilizarmos do principal instrumento democrático que é o voto. É preciso antecipar as eleições. Para isso, é necessário mobilizar a sociedade em torno da bandeira das Diretas Já”, afirmou.

Os dirigentes Vicente Selistre, Nara Trindade, Joilson Nascimento, Mário Trindade, Vitor Espinoza, Ailma Oliveira e Aldemir Domício também participaram do encontro que ocorrerá sempre às terças-feiras, às 8h30 na sede da CTB, em Brasília. 

*Informações da CTB