O Brasil perdeu neste sábado (11) Monarco, aos 88 anos, um dos maiores nomes da história do samba. O presidente de honra da Portela estava internado e teve complicações após sofrer uma cirurgia no intestino. Lideranças na Câmara dos Deputados lamentaram a morte do cantor e compositor.

A vice-líder da Minoria na Casa, Jandira Feghali (PCdoB-RJ), lamentou a morte de Monarco e ressaltou suas contribuições para o samba. “Monarco e Portela têm histórias que se entrelaçam. Grande referência, compositor e membro da Velha Guarda deixa sua escola e o samba de luto. Tristeza e reverência. Solidariedade à família, aos portelenses, aos sambistas. ‘Não podemos esquecer os nossos professores. Que tanto fizeram por você. Samba, você bate com os nossos corações’. Obrigada, Monarco!”, escreveu no Twitter.

“Tristeza sem fim! Perdemos uma majestade do samba! Morre, aos 88, Monarco, símbolo da Portela e do samba”, reagiu o vice-líder do PCdoB, Orlando Silva (SP).

O líder da Minoria, Marcelo Freixo (PSB-RJ), diz que o país perdeu a memória viva do samba, um dos nomes mais importante e simbólicos da cultura popular. “Minha solidariedade à família, aos amigos e à Portela. Salve, seu Monarco, e obrigado por todos os ensinamentos em forma de samba!”, postou.