A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados realizou, na quinta-feira (23), audiência pública para debater o “setor produtivo, o papel do Estado e a desnacionalização”. Durante o debate, destacou-se a ineficiente gestão de Michel Temer, e os impactos que o Brasil está sofrendo com as decisões “retrógradas e estagnadas” do governo do emedebista.

De acordo com o presidente do colegiado, deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA), “a sensação é de que o Brasil está vagando sem rumo” e é preciso encontrar alternativas para tirar o país da crise que se encontra.

O debate contou com a participação do ex-deputado e consultor da área de petróleo e energia Haroldo Lima. Para ele, o Brasil está regredindo, sobretudo diante de outras economias mundiais.

Haroldo criticou as tentativas de privatização do governo Temer. Segundo ele, “progresso não está ligado à privatização”, como muitas vezes o governo tenta “vender” à população.

“Não só as privatizadas funcionam bem. Se há um problema, ele é de linha de administração e não de administração pública”, disse. “A desnacionalização reflete em grandes problemas, são verdadeiras ameaças ao país”, mencionou, citando as tentativas de Temer de privatizar a Eletrobras, a Previdência, entre outras.

Para Haroldo Lima, uma economia forte parte do princípio do desenvolvimento do país. “Precisa-se de um grande investimento do governo e injetar uma administração eficiente para que haja uma recuperação do país”, destacou.

Eletrobras

Durante a audiência, o deputado Daniel Almeida comemorou ainda a retirada de pauta da MP 814, que contribuiria para a privatização futura da Eletrobras. O texto foi retirado de pauta em um acordo construído pelo presidente da Câmara e os líderes partidários para permitir o avanço da pauta de votações no Plenário.

“Foi uma vitória do povo, pois essa MP era a porta de entrada para a privatização da Eletrobras. Mas a luta continua”, destacou.