Brasília, quarta-feira, 25 de maio de 2022 - 9:24 | Atualizado em: 2 de junho de 2022 - 14:41
HOMENAGEM
Bolsonaro veta inscrição da psiquiatra Nise da Silveira no livro dos “Heróis e Heroínas da Pátria”
Por: Christiane Peres
Nise é conhecida por uso da arte e dos animais no tratamento psiquiátrico. Bolsonaro alegou não ser possível 'avaliar a envergadura dos feitos'. Para autora do projeto, deputado Jandira Feghali, “quem tem torturador como herói nunca entenderá o brilhantismo de Nise”.
Jair Bolsonaro vetou a inscrição do nome da psiquiatra alagoana Nise da Silveira no livro dos “Heróis e Heroínas da Pátria”. A proposta, de autoria da deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), é uma homenagem à médica conhecida por revolucionar o tratamento de transtornos mentais. O veto de Bolsonaro foi publicado na edição desta quarta-feira (25) do Diário Oficial da União (DOU).
Jandira Feghali criticou a decisão do chefe do Executivo. Bolsonaro alegou não ser possível “avaliar a envergadura dos feitos” da psiquiatra que inovou no tratamento de transtornos mentais com uso da arte e de animais.
“Nise da Silveira revolucionou a psiquiatria. Em reconhecimento ao seu trabalho e à repercussão dele até hoje, apresentei projeto para inscrever o nome dela no Livro de Heróis e Heroínas da Pátria. A Câmara e o Senado aprovaram. Bolsonaro vetou. Inimigo da sociedade. Nise é maior! Quem tem um torturador como herói nunca entenderá a dimensão e o brilhantismo de uma mulher como Nise da Silveira”, afirmou a parlamentar.
Perfil
Nise da Silveira é pioneira da terapia ocupacional e mudou os rumos dos tratamentos psiquiátricos no Brasil, via de regra conduzidos por meio de isolamento em hospícios. Ela também ganhou projeção internacional, tendo seu trabalho reconhecido por psiquiatras mundo afora, como o suíço Carl Gustav Jung.
Ao começar a atuar no setor, na década de 1940, Nise rebelou-se contra os métodos manicomiais então aplicados a pacientes com transtornos mentais, como o eletrochoque, a lobotomia e o confinamento, entre outros. Como forma de punição, foi transferida para a área de terapia ocupacional. Ironicamente, a psiquiatra encontrou lá o espaço necessário para desenvolver um modelo humanizado de tratamento para os transtornos mentais.
Uma das terapias desenvolvidas por Nise foi a expressão dos sentimentos pelas artes, especialmente a pintura. A produção artística de alguns pacientes ganhou reconhecimento pela qualidade estética, além de ter demonstrado resultados positivos na recuperação. Muitas destas obras estão hoje expostas no Museu de Imagens do Inconsciente, no Rio de Janeiro. Esses trabalhos também já foram expostos no Museu de Arte Moderna de São Paulo.
A Casa das Palmeiras, aberta por Nise em 1956 com foco em reabilitar sem internação, também investiu no processo criativo e afetivo dos pacientes. Além da arte, o contato com gatos e cães foi outro tratamento introduzido por ela no Brasil. Os pacientes podiam cuidar de animais nos espaços abertos do centro, estabelecendo vínculos afetivos.
História
Sua história de pioneirismo e ações de vanguarda começou na Faculdade de Medicina da Bahia, onde foi a única mulher em uma turma de 158 alunos. Formou-se em 1926 com um trabalho sobre a criminalidade da mulher no Brasil. No ano seguinte, mudou-se para o Rio de Janeiro com o marido, o médico sanitarista Mário Magalhães da Silveira. Ali fez especialização em neurologia e psiquiatria e foi aprovada em concurso público para o Hospital da Praia Vermelha.
Em 1936, Nise foi denunciada por envolvimento com o comunismo e acabou presa durante 18 meses no presídio Frei Caneca, juntamente com o conterrâneo Graciliano Ramos, que a converteu em personagem do livro Memórias do Cárcere. Ao sair da prisão, viveu na clandestinidade por nove anos.
A psiquiatra morreu no Rio de Janeiro em 1999, aos 94 anos. Entre 1971 e 2014, recebeu 29 homenagens, entre títulos, medalhas, prêmios e diplomas. A partir de seu trabalho, outras 16 instituições foram criadas.
Últimas notícias
Renildo Calheiros defende que vitória de Lula vai pacificar o país
25/10 - 14:6 | POLÍTICA
Bolsonaro quer acabar com desconto do Imposto de Renda na saúde e educação
25/10 - 10:25 | ECONOMIA
Bolsonaro mente sobre salário mínimo acima da inflação em 2023
24/10 - 15:44 | POLÍTICA
Deputado apresenta projeto que obriga gratuidade de transporte público nas eleições
24/10 - 15:32 | POLÍTICA
Manifesto pede responsabilização de Bolsonaro por violação de direitos de meninas
Notícias relacionadas
Senadores aprovam projeto que garante pagamento do piso da enfermagem
13/7 - 21:9 | SAÚDE
PEC da Enfermagem é promulgada
12/7 - 11:40 | CULTURA
Leis de incentivo à cultura injetarão bilhões no setor
7/7 - 11:53 | PRÊMIO
Câmara entrega prêmio Mulheres na Ciência
6/7 - 9:45 | POLÍTICA
Congresso derruba veto de Bolsonaro e garante inscrição da psiquiatra Nise da Silveira no livro dos “Heróis e Heroínas da Pátria”

