Em meio a declarações de governantes que põem sob risco as relações do Brasil com o exterior, um alento. Foi lançado, na tarde desta quarta-feira (20, o Grupo Parlamentar Brasil-China, que tem como intuito fomentar e ampliar o diálogo entre os países.  

O presidente do colegiado será o líder do PCdoB na Câmara, deputado Daniel Almeida (BA). Para o parlamentar, a criação do grupo de amizade é fundamental neste momento de ameaças à política externa brasileira.

“Nos preocupa de forma especial ver certas manifestações do governo brasileiro, que quer estabelecer relações com os Estados Unidos sem levar em conta o que é absolutamente indispensável para o nosso país. Precisamos ter relações com todos, mas valorizar o que nos é estratégico, como no caso da China, um dos nossos maiores parceiros comerciais”, disse.

No ato, realizado na Câmara dos Deputados, também estiveram presentes o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, e os deputados Rui Falcão (PT-SP) e André Figueiredo, líder do PDT na Câmara. Wanming parabenizou a iniciativa e salientou a importância do relacionamento entre os dois países, dizendo que, por parte da embaixada, ele garante que “estão dispostos a discutir e aprofundar ainda mais esta parceria”.

O embaixador ainda lembrou que neste ano o Brasil será sede da 10ª Cúpula do Brics – grupo que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul –, ocasião oportuna para debater e ampliar relações. A deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC) também acredita que o momento não pode passar em branco, e que é preciso aproveitar a oportunidade para combater retrocessos e defender uma política mais ampla.

“As declarações do governo nos preocupam e nos envergonham quando demonstram uma política de alinhamento automático com países que só pensam em si. Precisamos fazer resistência a esse pensamento atrasado, que de certa forma deixa para trás tudo que se construiu até aqui. Vamos trabalhar conjuntamente com os grupos de amizade para que possamos fortalecer essas relações”, defendeu.