O vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB), coordenador-geral da transição do governo Lula (PT), anunciou os nomes de senadores e deputados federais que irão integrar os grupos técnicos.

Alckmin iniciou a sua fala dizendo que o site oficial da transição já está no ar, com todas as informações, boletins e documentos de gestão do grupo. O site pose ser acessado pelo seguinte endereço: https://gabinetedatransicao.com.br/

Sobre o anúncio dos parlamentares, o vice-presidente eleito falou: “É importante porque eles acompanham os projetos que estão em discussão na Câmara e no Senado. No caso dos senadores, as discussões também que acontecem quanto às agências e embaixadores, a discussão da LOA (Lei Orçamentária) e também a agenda legislativa e das políticas públicas de maneira geral”.

Na portaria assinada pela coordenação da equipe de transição, os parlamentares do PCdoB foram designados para atuar nas seguintes áreas: Jandira Feghali (RJ), Cultura; Alice Portugal (BA), Educação; Márcio Jerry (MA), Cidades; Orlando Silva (SP), Comunicações; Renildo Calheiros (PE), Planejamento; Daniel Almeida (BA), Trabalho; e Daiana Santos (RS), Igualdade racial.

Diagnóstico

Segundo o líder da Bancada na Câmara, Renildo Calheiros, o trabalho desses grupos na transição é levantar informações, trazer para a mesa a situação real do Brasil em cada uma das áreas, “para dar ao novo governo condições de compreender qual é a situação e tomar as medidas desde o início ou até se antecipar, como é o caso da PEC do Bolsa Família”.

“É isso que vamos buscar fazer na área de Planejamento. Essa é uma área muito importante para o Brasil e nós precisamos levantar todas as informações possíveis para que isso possa servir à execução do programa que foi defendido por Lula na campanha eleitoral”, afirmou.

O deputado Daniel Almeida disse que estava honrado em fazer parte da equipe de transição, ressaltando que estará no GT de Trabalho “para colaborar com a criação e aperfeiçoamento de ações que atendam os anseios dos trabalhadores brasileiros”. “É hora de reconstruir o país, devolver a dignidade e os direitos do povo”, disse em mensagem no Twitter.

A deputada Jandira Feghali manifestou em plenário sua satisfação de participar do grupo que vai contribuir com a transição na área da cultura. “Os temas da cultura vão precisar de muita atenção deste parlamento, de muita atenção do próximo governo e sei que haverá essa atenção, porque o próximo governo tem compromisso com essas pautas”, assinalou.

Também em plenário, a deputada Alice Portugal disse que atuará no grupo para que o presidente Lula possa “com toda a altivez e com toda a amplitude garantir o processo de reestruturação da educação”, que sob Bolsonaro “acabou servindo de balcão de negócios”.

“O Ministério da Educação foi destroçado. A educação brasileira precisa ser reconstruída”, disse.

Em seu perfil no Facebook, o deputado Márcio Jerry agradeceu sua designação para o grupo de cidades: “É um reconhecimento ao meu trabalho na área como secretário do governo @flaviodino. Espero poder contribuir muito! Vamos reconstruir o Brasil!”.

A deputada eleita Daiana Santos, que comporá o grupo de Igualdade Racial, usou as redes para antecipar a pauta do novo governo: “Não haverá mais política sobre nós, sem nós! Assumo com muita responsabilidade esta tarefa, designada a mim pelo Presidente @lulaoficial, comprometida com a vida e a dignidade do povo negro! Contem comigo nessa luta!”.