Deputado quer que TCU apure demissão de mais de 30 servidores do Inep

Brasília, quinta-feira, 25 de novembro de 2021 - 10:39      |      Atualizado em: 26 de novembro de 2021 - 15:56

POLÍTICA

Deputado quer que TCU apure demissão de mais de 30 servidores do Inep


Por: Ascom deputado Rubens Jr

Rubens Jr acredita que intimidação motivou a demissão de mais de 30 servidores do Inep, dias antes da realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Cleia Viana/ Câmara dos Deputados

Diante dos últimos acontecimentos envolvendo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Anísio Teixeira (Inep), o deputado Rubens Pereira Jr (PCdoB-MA) apresentou à Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC) da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (24), a Proposta de Fiscalização e Controle (PFC) 71/2021. O dispositivo propõe que a CFFC realize ato de fiscalização, com o auxílio do Tribunal de Contas da União (TCU), para verificar, junto ao Ministério da Educação (MEC), eventuais atos administrativos indevidos por parte da gestão do Inep.

Para Rubens Jr, a demissão de mais de 30 servidores do Inep sugere uma possível intimidação por parte da gestão do órgão. “Eles colocaram os cargos à disposição, alegando falta de comando técnico no planejamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e clima de insegurança e medo promovido pela atual gestão do Instituto”, lembrou o deputado.

Após a repercussão de interferência política no Inep, o presidente Bolsonaro disse que em 2021 o Enem teria a cara do governo. Rubens Jr criticou as contradições do presidente. “Ele que defendia escola sem partido agora interfere nas questões da prova”, afirmou o deputado.

Além de apurar as denúncias veiculadas na imprensa, a PFC 71/2021 vai apurar se alguma autorização de ingresso foi concedida indevidamente pela alta gestão do Inep e se de fato houve mudanças na confecção da prova do Enem.
 









Últimas notícias

Notícias relacionadas

Sobre nós
Contatos

Área Restrita
Login
Liderança do PCdoB na Câmara dos Deputados
Praça dos Três Poderes, Câmara dos Deputados, anexo II, sala T-12
Brasília-DF - 70160-900 - Telefone: 55 (61) 3215-9732
ascompcdobcd@gmail.com