Cultura aprova indicação de Nise da Silveira como patrona da Saúde Mental no Brasil

Brasília, terça-feira, 26 de outubro de 2021 - 16:40

CULTURA

Cultura aprova indicação de Nise da Silveira como patrona da Saúde Mental no Brasil


Por: Da Redação

Texto relatado pela deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) segue para análise na Comissão de Constituição e Justiça.

Reprodução da Internet
Nise da Silveira revolucionou o tratamento psiquiátrico no Brasil

A Comissão de Cultura (CCult) aprovou nesta terça-feira (26) o Projeto de Lei (PL) 2684/21, que declara a médica Nise da Silveira patrona da saúde mental no Brasil. O texto teve relatoria da deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) no colegiado e agora segue para análise na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).

Expoente da luta antimanicomial, Nise foi pioneira da terapia ocupacional e ajudou a mudar os rumos dos tratamentos psiquiátricos no Brasil, ao se rebelar contra os métodos agressivos aplicados em pacientes com transtornos mentais, como eletrochoque, camisa de força e confinamento.

Em seu relatório, Jandira destaca a trajetória da médica e afirma que é “incontroverso” que Nise da Silveira preenche todos os requisitos para a indicação. “Apenas em 1944, após ser anistiada, Nise pôde retornar ao serviço público, no antigo Centro Psiquiátrico Nacional de Engenho de Dentro, Rio de Janeiro. Deparou-se, então, com novos tratamentos, que incluíam o eletrochoque, o coma insulínico e a lobotomia. Aqueles métodos, tão assemelhados à tortura, nunca foram aceitos pela dra. Nise. Após acompanhar uma sessão de eletrochoque e ser instruída a apertar o botão que causaria convulsões no paciente, Nise disse: “Não, não aperto!”. Com essa corajosa recusa, iniciou uma trajetória que transformaria a forma de lidar com doentes psiquiátricos no Brasil e no mundo”, destaca a parlamentar no parecer.

Após aprovação do texto, Jandira celebrou a aprovação. “Viva dra Nise da Silveira! Foi aprovada na Comissão de Cultura o PL 2684/21 que declara a médica como Patrona da Saúde Mental no Brasil. Projeto da deputada Tereza Nelma (PSDB-AL), com relatoria minha, que homenageia a brava psiquiatra e sua luta antimanicomial!”

A presidente da comissão, deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), também comemorou a aprovação do texto e afirmou que o colegiado fez “justa homenagem a essa médica que foi um expoente na luta antimanicomial no Brasil”.
 









Últimas notícias

Notícias relacionadas

Sobre nós
Contatos

Área Restrita
Login
Liderança do PCdoB na Câmara dos Deputados
Praça dos Três Poderes, Câmara dos Deputados, anexo II, sala T-12
Brasília-DF - 70160-900 - Telefone: 55 (61) 3215-9732
ascompcdobcd@gmail.com