A Comissão de Cultura aprovou nesta terça-feira (7), o Projeto de Lei (PL) 3057/2021, do deputado Chico D’Angelo (PDT-RJ), que cria o Dia Nacional da Mulher Sambista no dia 13 de abril, em homenagem ao nascimento da rainha do samba, dona Ivone Lara.

A ideia do parlamentar é que a data dê visibilidade às mulheres sambistas, destacando o seu protagonismo e importância na construção do samba.

Relatora da matéria no colegiado, a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) destacou em seu parecer que a história da construção musical, cultural, de resistência e de luta que o samba representa não seria a mesma sem as mulheres.

“Ao instituirmos o Dia Nacional da Mulher Sambista, estamos também dando visibilidade a outras mulheres brasileiras, que se destacaram e ainda hoje assumem um papel proeminente na história do samba. Estamos nos referindo à Hilária Batista de Almeida, mais conhecida como “Tia Ciata”; Clementina de Jesus; Jovelina Pérola Negra, Adorina Guimarães Barros, Leci Brandão, Alcione, Teresa Cristina e tantas outras. E mais: essa homenagem à Dona Ivone Lara vem em boa hora, pois, no próximo ano, estaremos comemorando o centenário de seu nascimento”, pontuou.

O texto segue agora para análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara.