Nesta segunda-feira (19), a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) anunciou o correligionário Orlando Silva (SP) como seu sucessor à frente da Liderança do partido na Câmara dos Deputados em 2018. Em discurso na tribuna da Casa, a parlamentar destacou o currículo do novo líder que “honrou o partido como ministro do Esporte dos governos Lula e Dilma”. Para a parlamentar, Orlando “foi determinante na expansão das políticas esportivas no país, trazendo a Copa do Mundo e as Olimpíadas. Ele é um camarada de grande respeito. Eu que o vi como líder estudantil tenho afeto especial e confiança, que liderará a Bancada daqui para que continue dialogando com a população brasileira em torno das teses da democracia duramente atingidas neste momento”, enfatiza Alice Portugal.

Um dos primeiros desafios será derrotar o decreto do presidente ilegítimo Michel Temer que determina a intervenção federal no Rio de Janeiro. “Será um ano muito duro, como aliás tem sido estes últimos quatro anos desta legislatura. Teremos de enfrentar essa escalada autoritária patrocinada por Michel Temer, inclusive essa intervenção inconstitucional no Rio, que ameaça direitos humanos e é um factóide para criar uma cortina de fumaça sobre um problema grave que é a violência no Brasil”, diz o líder da Bancada Comunista.

Outra luta importante será o combate ao desmonte do Estado brasileiro. “O governo retomou a agenda de privatizações. Neste semestre, vamos barrar a privatização da Eletrobras. Teremos de dar sequência a esse enfrentamento na defesa dos direitos dos trabalhadores e do nosso povo. Defender a democracia, os direitos da nossa gente e a soberania nacional são os princípios que inspiram a Bancada do PCdoB. E defendendo essas teses e combatendo e denunciando Temer, espero que a nossa Bancada continue aguerrida, combativa, sempre em defesa do Brasil”, afirma Orlando Silva.

Líder foi primeiro negro a assumir a Presidência da UNE
Baiano de nascença, Orlando adotou São Paulo, cidade onde mora, há mais 20 anos. Iniciou sua trajetória política ainda na juventude, na década de 1980, no grêmio estudantil. Desde então, participou de grandes lutas do cenário político brasileiro, como o movimento “Fora Collor!”, que levou ao impeachment do então presidente Fernando Collor de Melo.

Em 1995, foi o primeiro negro a ocupar a presidência da União Nacional dos Estudantes (UNE). Foi ainda vereador pela capital paulista e ministro do Esporte durante a segunda gestão do governo Lula. Na Pasta, realizou os Jogos Pan-Americanos e os Jogos Parapan-Americanos de 2007. Entregou seis mil obras de infraestrutura esportiva em todo o país, de quadras em escolas até grandes complexos esportivos, ampliando a prática em todos os estados.

Na Câmara, Orlando se agregou à luta pelo avanço e manutenção das conquistas implantadas nos governos Lula e Dilma, além de se destacar no combate ao governo golpista de Michel Temer.