Os 50 anos de fundação da Universidade de Caxias do Sul (UCS-RS) foram homenageados nesta quinta-feira (24), em sessão da Câmara dos Deputados. A solenidade foi solicitada por meio de requerimentos dos deputados Assis Melo (PCdoB-RS) e Erika Kokay (PT-DF).

A Universidade de Caxias do Sul foi fundada em 10 de fevereiro de 1967 e congregou as instituições mantenedoras das primeiras faculdades da região: Ciências Econômicas, Filosofia, Direito, Belas Artes e Enfermagem.

Assis Melo destacou a importância da UCS no processo de desenvolvimento, conhecimento e fortalecimento da cidade de Caxias.

“Sabemos das dificuldades no ensino superior no País. A necessidade de fortalecimento das universidades comunitárias auxilia no cumprimento do serviço em que o Estado não pode chegar”, disse.

O atual reitor da instituição, Evaldo Antonio Kuiava, ressaltou que a UCS foi pioneira no formato de universidade comunitária no País.

“O compromisso da nossa universidade, como sua missão institucional, é produzir, sistematizar o conhecimento e disponibilizar para toda a sociedade. Para isso, desenvolvemos uma forma permanente de ações comunitárias e temos trato rigoroso com os meios visando a nossa sustentabilidade institucional”, afirmou.

A Universidade de Caxias do Sul é uma Instituição Comunitária de Educação Superior vinculada ao Ministério da Educação.