A Bancada do PCdoB no Congresso discutiu estratégias de enfrentamento da ofensiva neoliberal no mundo com representantes das missões diplomáticas da Nicarágua, Bolívia, Cuba, Venezuela, República Dominicana e Suriname na manhã desta quarta-feira (23).

O objetivo do encontro foi o intercâmbio de ideias sobre a conjuntura brasileira e latino-americana. Embaixadores relataram a situação política e econômica de seus países e os desafios nas relações com o Brasil após o golpe contra a presidente Dilma Rousseff em 2016.

À frente do PCdoB na Câmara, a deputada Alice Portugal (BA) destacou que a Câmara e o Senado são palco permanente de agressões contra democracias e iniciativas socialistas na América Latina. “A situação da Venezuela nos aflige. Entendemos que se transformou num símbolo maior da tentativa de derrotar as experiências populares na região. A Bancada do PCdoB presta total solidariedade. É preciso uma rede de apoio cada vez maior para desconstituir o que diz a mídia” afirmou.

Presidente nacional do PCdoB, a deputada Luciana Santos (PE) avaliou que a crise brasileira é resultado de um cenário de convulsão mundial. “O ciclo político progressista que vivenciamos na nossa região inquietam as forças antagônicas do capitalismo. Os revezes vão acontecendo. Vivemos uma onda conservadora no mundo. No Brasil, houve a radicalização da luta política e ideológica, desde os movimentos de junho de 2013”, disse.

Representando os países, estiveram presentes Lorena Martinez (embaixadora da Nicarágua), José Kinn Franco (embaixador da Bolívia), Alejandro Árias Zarzuela (embaixador da República Dominicana), Rolando Gómez Gonzáles (encarregado de Negócios de Cuba), Gerardo Delgado (ministro conselheiro da Venezuela) e Marlon Mohamed-Hoesein (embaixador do Suriname).

Participaram também do café da manhã a líder do PCdoB no Senado, Vanessa Grazziotin (AM), os deputados Assis Melo (RS), Daniel Almeida (BA), Davidson Magalhães (BA), Jandira Feghali (RJ), Jô Moraes (MG), Moisés Diniz (AC), Professora Marcivânia (AM), a ex-deputada Perpétua Almeida (AC), a presidente do Fórum de Mulheres do Mercosul, Emília Fernandes, o presidente do Cebrapaz-DF, Marcos Tenório, e o presidente do PCdoB-DF, Augusto Madeira.