A pauta LGBTQIA+ e a luta antirracista ganharam reforço no Parlamento. Com 88.107 votos, o Rio Grande do Sul elegeu Daiana Santos (PCdoB-RS) para seu primeiro mandato na Câmara dos Deputados.

Em suas redes, Daiana agradeceu aos eleitores. “A primeira deputada federal negra e sapatão do Rio Grande. Chegou a nossa vez! Eles vão ouvir as nossas vozes, a nossa luta e os nossos tambores. Nos encontramos na luta”, destacou.

Educadora social e sanitarista pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Daiana também tem na sua agenda a luta pelos direitos das mulheres e a construção de políticas públicas para moradores das periferias. É idealizadora e coordenadora do Fundo das Mulheres PoA, projeto social que atende mulheres chefes de família em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

“Pessoas como eu, mulheres, negras, periféricas e LGBTIs não costumam ocupar os espaços. Somos os esquecidos, os invisibilizados. De tanto não se ver, a gente pensa que a política não é pra gente. A minha mãe, empregada doméstica, emprestava os livros das filhas das patroas pra eu poder estudar. Com muito esforço, depois de 15 anos trampando com tudo que é bico, juntei uma grana e entrei no Ensino Superior. Assim, me tornei Sanitarista e Educadora Social, trabalhando principalmente com mulheres em situação de violência e a população em situação de rua. Através delas entendi a urgência de lutarmos por políticas públicas que melhorem a nossa vida”, conta Daiana em sua biografia.

Antes de ser eleita ao Parlamento, ela ocupava uma cadeira na Câmara Municipal de Porto Alegre. Foi seu primeiro mandato como vereadora, onde participou da bancada negra.

A deputada nas redes sociais:

Facebook: /daianasantospoa 
Instagram: @daianasantospoa 
Twitter: @daianasantospoa 
Site: https://www.daianasantos.com.br/