O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, se reuniu na manhã desta quarta-feira (29) com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), líderes partidários e representantes da bancada feminina.

Fux convidou os deputados para uma conversa informal de prestação de contas, já que seu mandato à frente da Corte acaba em setembro. A presidência do STF será assumida pela ministra Rosa Weber. Fux agradeceu a relação cordial com a Câmara e apontou a relevância do diálogo constante entre o Supremo e o Congresso.

Presente ao encontro, o líder do PCdoB na Câmara, deputado Renildo Calheiros (PE), afirmou que a reunião foi importante para fortalecer as relações entre os Poderes. Segundo ele, na ocasião, os parlamentares reafirmaram ainda a confiança no papel constitucional do Supremo.

"Neste encontro, trocamos ideias e impressões sobre as relações dos Poderes. Demos muitas sugestões. O papel do STF é fundamental e se torna ainda mais importante neste processo eleitoral. O Brasil tem uma democracia consolidada, e o pleito seguirá a legislação estabelecida", afirmou Renildo.

Fux garantiu aos parlamentares que haverá respeito ao resultado das eleições. “Quem ganhar vai levar”, disse.

Para o vice-líder do PCdoB deputado Orlando Silva (SP) o gesto de Fux sinalizou a importância de todos os Poderes estarem mais próximos.

Já o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou que o Parlamento está sempre à disposição para o diálogo harmônico e equilibrado entre os Poderes.

Participaram da reunião: Arthur Lira (PP-AL), Renildo Calheiros (PCdoB-PE), Orlando Silva (PCdoB-SP), Paulinho (Solidariedade-SP), Vinicius de Carvalho (Republicanos-SP), Camilo Capiberibe (PSB-AP), Antônio Brito (PSD-BA), André Fufuca (PP-MA), Cezinha (PSD-SP), André Figueiredo (PDT-CE), Alex Manete (Cidadania-SP), Adolfo Viana (PSDB-BA), Aline Sleutjes (Pros/PR), Reginaldo Lopes (PT-MG), Felipe Francischini (União-PR), Altineu Cortes (PL-RJ), Celina Leão (PP-DF), Paulo Bengtson (PTB-PA), Afonso Florence (PT-BA), Alencar Santana (PT-SP), Euclides Pettersen (PSC-MG) e Fred Costa (Patriota-MG).