Preso na Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba (PR), desde o começo de abril, o ex-presidente Lula recebeu, na manhã desta terça-feira (29), a visita de parlamentares representando a Câmara dos Deputados e a unidade democrática em torno de sua defesa.

Após a visita, os líderes do PCdoB, PDT, PSB, PT e Avante denunciaram a ilegalidade do encarceramento de Lula e o direito do petista de participar das eleições deste ano. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi preso, após ser condenado sem provas, pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro no caso do tríplex do Guarujá (SP).

Segundo o deputado Orlando Silva, líder do PCdoB na Câmara e integrante da Comissão Externa da Casa, a missão do Parlamento foi cumprida em observar as condições em que se encontra o ex-presidente Lula. Ele relatou ainda que foi marcante ver o presidente “muito preocupado com a população brasileira, acompanhando o desenvolvimento da crise no Brasil”.

“Isso mostra o que é a marca da trajetória do presidente Lula, que é a marca da solidariedade. Dói muito a injustiça, perceber que o maior líder popular se transformou num preso político. Está detido porque as elites têm medo que o povo, tendo o direito de escolher, o elejam uma vez mais ”, salientou Orlando.

Na última pesquisa do Instituto Vox Populi, Lula permanece na frente da disputa, em cenário espontâneo, quando não são apresentadas as opções de voto. O petista tem 34% das intenções de voto.

De acordo com o líder do PT na Câmara, deputado Paulo Pimenta, o ex-presidente está indignado, mas com a certeza de que a Justiça provará sua inocência. “Lula tem desafiado o juiz Sérgio Moro e os desembargadores para que apresentem uma prova. Uma qualquer que pudesse justificar essa situação que hoje ele (Lula) está vivendo”, afirmou.

Vice-líder da Minoria na Câmara, Jandira Feghali (PCdoB-RJ) enfatizou que a visita foi além do institucional e que os parlamentares trazem a memória de quem conhece a história de Lula há muitos anos. “O PCdoB acompanha as eleições de Lula desde 1989. E acho que a gente traz solidariedade. Traz muitas cartas, fotografias, presentes. Pessoas que mandaram, através de nós, afetos e abraços”, disse.

Segundo a deputada, o ex-presidente reafirmou sua inocência, passando esperança aos seus apoiadores. “Pede todo o tempo a proximidade com o povo. A luta unitária neste momento. E nós informamos a ele a nossa análise, de que os partidos de esquerda e do movimento social que amanhã (30) estaremos nas ruas.”

Greve dos petroleiros

Nesta quarta-feira (30), data marcada para o início da greve dos petroleiros contra a privatização da Petrobras, haverá manifestações em todo o país em defesa da estatal, pela redução dos preços dos combustíveis e o retorno imediato da democracia com Lula livre. “Liberdade e democracia são bandeiras fundamentais”, concluiu Jandira.