Segundo o ministro Onyx Lorenzoni, embora não tenha sido citada entre as primeiras estatais, uma eventual privatização da Petrobrás também está sendo analisada.

“O governo com seu entreguismo está de olho na Petrobrás e na Chesf. Nós, deputados e deputadas do PCdoB somos contra qualquer medida que abra caminhos para privatizar as nossas estatais. Não podemos entregar nossas riquezas nas mãos da iniciativa privada”, afirmou o líder do partido Daniel Almeida.

A deputada Alice Portugal também protestou contra o plano de privatização em curso no governo Bolsonaro. “Querem vender o futuro do nosso país”, denunciou em uma rede social.

A líder da Minoria, deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), usou a tribuna para rechaçar a entrega de empresas estratégicas. “É isso que está acontecendo no Brasil. É uma doação de tudo aquilo que se constituiu com a inteligência brasileira. Com investimentos públicos, o dinheiro do povo. Estão querendo privatizar tudo. Nós precisamos reagir, no parlamento e na sociedade brasileira. Precisamos ter altivez, cabeça erguida”, disse.

De acordo com integrantes do conselho do PPI, a lista inclui os Correios, a Telebras, Porto de Santos, Ceagesp, o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev), Centro de Excelência em Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec), a Empresa Gestora de Ativos (Emgea) e a Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias (ABF).

O governo falou em também incluir creches, presídios e parques no programa de privatizações, mas não explicou quais seriam os projetos.

Para o deputado Márcio Jerry (MA), vice-líder da Bancada, Jair Bolsonaro “é um mercador das riquezas e patrimônio do Brasil”. Ele denunciou que até o Parque dos Lençóis, patrimônio do Maranhão, está sendo ameaçado pelo governo com o seu programa de privatizações.

“Vai sobrar algum vestígio de país depois desse governo entreguista vende pátria?”, questionou o deputado Orlando Silva (PCdoB-SP).

Outras oito empresas já estavam incluídas no PPI: Lotex, Eletrobras, Casa da Moeda, Ceasaminas (Centrais de Abastecimento de Minas Gerais), CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos), Trensurb (Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre), Porto de São Sebastião e Porto do Espírito Santo.