Perpétua defende Palestina livre em conferência na Turquia

Brasília, terça-feira, 30 de novembro de 2021 - 17:28

POLÍTICA

Perpétua defende Palestina livre em conferência na Turquia


Por: Da Redação, com informações de agências

Deputada compõe delegação latino-americana na 4ª Conferência Internacional de Parlamentares em Defesa da Paz e pelo Estado da Palestina.

Divulgação

A deputada Perpétua Almeida (PCdoB-BA) defendeu nesta terça-feira (30), na quarta conferência da Liga dos “Parlamentares por Al-Quds”, realizada em Ancara, na Turquia, que o povo palestino tenha direito ao seu Estado livre e soberano.

A parlamentar iniciou sua fala, lembrando que, em 2010, as principais manchetes dos jornais brasileiros traziam a notícia do reconhecimento pelo Brasil do Estado palestino com fronteiras anteriores a 1967 e se solidarizou com o povo palestino.

“Que a nossa luta em solidariedade aos refugiados não pare! Que ecoe uma só voz pelo mundo por respeito aos direitos humanos e parem as violações”, destacou Perpétua em seu discurso.

A deputada compõe a delegação latino-americana no encontro. O grupo é formado ainda pelo presidente da Associação dos Parlamentares por Al-Quds da América Latina, Ahmed Said Murad, do Brasil; pela vice-presidente da Liga e deputada no Parlamento do Mercosul, Júlia Perié, da Argentina; pela ministra da Justiça da Bolívia, senadora Virginia Valasco; pela senadora uruguaia da Frente Ampla, Sandra Lazo; pelo congressista chileno Sergio Gahona; a congressista” Julieta Ramirez, do México; a congressista Andrea Villagren, da Guatemala.

A conferência visa aumentar os esforços parlamentares e diplomáticos em defesa da causa palestina e encontrar maneiras de apoiá-la e à sua resistência, ativando o papel dos parlamentares local, regional e internacionalmente para uma ação efetiva de solidariedade e eficaz contra a ocupação.

As ações nos parlamentos dos países são meios de expor as violações israelenses cometidas na tentativa de judaizar a cidade por meio do assalto aos lugares sagrados, o confisco dos direitos palestinos e as práticas de limpeza étnica.

“Os números são uma vergonha para a humanidade: 4.650 palestinos presos nas instalações penais israelenses; anciãos, mulheres, jovens e até crianças. Exigimos que se garanta julgamento amplo, com direito à defesa e contraditório”, destacou a Perpétua, que também lamentou a inclusão do Hamas na lista de organização terrorista pelo governo do Reino Unido.

“É com tristeza que vimos o comunicado da ministra do Interior do Reino Unido, anunciando em 19 de novembro, que o governo incluirá na sua lista de “organizações terroristas” o partido palestino Hamas – Movimento de Resistência Islâmica. Assim como a decisão da União Europeia (UE) que também inclui o Hamas na sua lista. Decisões como essas são um tiro no coração dos que resistem e trabalham pela paz no mundo.  É uma decisão carregada de preconceitos e total desconhecimento da história e das lutas da Frente Popular pela Libertação da Palestina”, pontuou Perpétua Almeida.

Acordos

Perpétua destacou ainda que o Parlamento brasileiro tem trabalhado para acelerar a oficialização de acordos de cooperação comercial, técnica e cultural entre o Mercosul e a Palestina. Perpétua também faz parte do Parlasul e reforçou a importância do fortalecimento da amizade entre os países e do respeito aos direitos humanos.

“Atuamos em grupos de amizade e temos laços próximos com a embaixada palestina. Inclusive, na votação do Acordo Internacional entre Brasil e Israel, em nome do meu Partido, o PCdoB, apresentei voto em separado para que empresas que colaboram com atos que atentem contra os direitos humanos dos palestinos e outros povos, sejam excluídas de participação de parcerias com o Brasil”.

Esta é a quarta vez que representantes da América Latina participam da conferência.
 









Últimas notícias

Notícias relacionadas

17/12 - 19:37 | RETROSPECTIVA 2014
Bancada articulou aprovação de grandes temas

26/11 - 17:44 | SEMANA DE 29 DE NOVEMBRO A 3 DE DEZEMBRO
Plenário segue votando Medidas Provisórias

5/11 - 16:6 | SEMANA DE 8 A 12 DE NOVEMBRO
Votações se reiniciam com Medidas Provisórias

18/6 - 16:28 | SEMANA DE 21 A 25 DE JUNHO
Câmara começa semana com pauta ainda indefinida

4/6 - 12:27 | SEMANA DE 7 A 11 DE JUNHO
Pauta continua bloqueada por Medidas Provisórias

Sobre nós
Contatos

Área Restrita
Login
Liderança do PCdoB na Câmara dos Deputados
Praça dos Três Poderes, Câmara dos Deputados, anexo II, sala T-12
Brasília-DF - 70160-900 - Telefone: 55 (61) 3215-9732
ascompcdobcd@gmail.com